O preparador físico Fabiano Xhá, que está no Palmeiras desde setembro, revelou que elaborou uma cartilha para os atletas seguirem durante o período de férias já visando a temporada 2013.

“Fizemos uma programação dividida em quatro semanas. Na primeira, a carga fica bem menor e a intenção é eles descansarem. Nas segunda e terceira semanas, pedimos para os atletas fazerem um trabalho de força. E na quarta semana, que já é um período de festas, quando se come mais, pedimos para eles trabalharem a parte aeróbica”, disse ele ao site do clube.

Xhá admitiu que existe uma preocupação em relação ao peso dos atletas no retorno aos treinamentos. “Acompanhamos o peso de quando eles saíram e indicamos o que é o ideal para o retorno, até para facilitar a pré-temporada para eles. Não é uma obrigatoriedade, mas o ideal é eles terem essa conscientização para voltarem próximos do ideal. Isso facilita tanto para o clube quanto para eles.”

Como o Palmeiras estreia no Campeonato Paulista no dia 19 de janeiro, contra o Bragantino, o preparador físico do clube admitiu também que vai antecipar os treinos com bola.

“Temos pouco tempo de preparação, não chega nem a 20 dias. O ideal são 30 ou 40 dias de preparação, mas como sabemos que é impossível, temos que trabalhar desta maneira e controlar a carga de treinos. Vamos introduzir as atividades com bola para o atleta já se adaptar a resistência específica do futebol.”

O Palmeiras inicia a preparação para a próxima temporada no dia 3 de janeiro.