Pela primeira vez em todo o Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vai defender a liderança. Com resultados favoráveis no meio de semana, o time palmeirense assumiu a ponta isolada da competição, com 31 pontos, e terá o privilégio de entrar em campo nesta situação. Só que a missão não será das mais fáceis. Neste sábado, na abertura da 16.ª rodada, enfrenta o Sport, a partir das 18h30, na Ilha do Retiro, em Recife.

A equipe pernambucana, antes temida por todos e embalada pelo bom futebol com o técnico Nelsinho Baptista, perdeu o foco com a eliminação na Libertadores e a demissão de Nelsinho. Desde então, já trocou de treinador de novo e não consegue apresentar um futebol convincente. O reflexo disso está na campanha da equipe no Brasileirão – está na 17.ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

Emerson Leão durou apenas 10 partidas no comando do Sport, mas desavenças com a diretoria provocaram sua demissão na última segunda-feira. O substituto já foi contratado: Péricles Chamusca, que voltou do futebol japonês. A estreia dele, no entanto, só acontecerá na próxima rodada. Assim, neste sábado, contra o líder Palmeiras, o time pernambucano estará novamente nas mãos do interino Levi Gomes.

 

Sport e Palmeiras cultivam uma rivalidade nesses dois últimos anos. Em 2008, o time pernambucano se deu melhor nos confrontos pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão (em quatro jogos, foram três vitórias e um empate). Nesta temporada, já se enfrentaram mais quatro vezes, todas pela Libertadores, e a equipe paulista levou vantagem por ter eliminado o rival, nas oitavas de final, em uma disputa por pênaltis.

INVENCIBILIDADE NO RIO – No outro duelo deste sábado, também às 18h30, o Botafogo enfrenta o Barueri, no Estádio Engenhão, no Rio, e quer manter a invencibilidade que durou todo o mês de julho. Em seis jogos disputados no período, o time carioca venceu dois e empatou os outros quatro, subindo na classificação do Brasileirão.

Com essa campanha, a equipe comandada por Ney Franco deixou a zona do rebaixamento, mas ainda está muito perto dela. Por isso, a vitória em casa é considerada fundamental para o objetivo botafoguense de se aproximar dos primeiros colocados até o final do primeiro turno.

No lado do Barueri, a queda de produção nas últimas rodadas já preocupa o técnico Estevam Soares. Em três partidas, a equipe só conquistou um ponto e caiu na tabela de classificação.

Confira os jogos deste sábado:

18h30

Sport x Palmeiras – Ilha do Retiro

Botafogo x Barueri – Engenhão