O Palmeiras conheceu sua primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. Sofrendo com a própria falta de criatividade, a equipe paulista caiu diante do América-MG, que ainda não havia somado nenhum ponto somado na tabela. Mesmo atuando fora de casa, o time mineiro foi mais competente nas poucas chances que criou e acabou vencendo por 1 a 0.

continua após a publicidade

O resultado fez com que o Palmeiras deixasse a liderança da tabela ao término desta terceira rodada, mas ainda entre os primeiros colocados, com seis pontos. O novo líder é o Figueirense, que chegou a nove pontos na sexta-feira. Na próxima rodada, os comandados de Gilson Kleina terão pela frente o Avaí, vice-líder, com sete pontos, terça-feira, novamente no Novelli Júnior.

Já o América-MG respirou após um péssimo início nesta Série B e deixou a zona do rebaixamento. A equipe chegou aos três primeiros pontos e alcançou a 12.ª colocação. Na próxima rodada, seu adversário será o Icasa, nesta terça-feira, novamente fora de casa, no Romeirão, em Juazeiro do Norte.

O JOGO – Precisando da vitória para deixar as últimas colocações, o América-MG começou melhor e chegou duas vezes antes dos dez minutos. Aos cinco, Danilo arriscou de muito longe e exigiu boa defesa de Bruno, que evitaria novamente o primeiro gol do América-MG logo depois. Doriva arrancou do meio de campo, deu um drible da vaca em Henrique e, quando chegaria em condições de finalizar, foi impedido pela saída providencial do goleiro.

continua após a publicidade

O Palmeiras respondeu e quase marcou aos 19. Vinícius cruzou pelo lado esquerdo, Henrique não conseguiu desviar e a bola quase enganou Matheus. Mas o goleiro estava esperto e espalmou. Aos poucos o time paulista foi tomando conta do jogo, se aproveitando principalmente dos cruzamentos.

Os donos da casa apertavam a marcação na saída de bola adversária e, com isso, conseguiam recuperá-la tranquilamente. A defesa americana parecia assustada e dava muitos espaços, principalmente para Leandro, que abusava da velocidade para criar oportunidades. O atacante, no entanto, falhava na finalização.

continua após a publicidade

A aposta do América-MG era no contra-ataque, como aos 35 minutos, quando Danilo arrancou pelo lado esquerdo e cruzou para Rodriguinho, que bateu no meio do gol e parou em Bruno. Mas o goleiro não conseguiu evitar o primeiro gol aos 37. Danilo cobrou lateral para Rodriguinho, que achou Nikão dentro da área. O atacante acertou um belo chute, a bola passou por Bruno e morreu na rede.

Questionado sobre uma possível falha no intervalo, Bruno se revoltou e negou que tivesse culpa no gol. “Você viu onde a bola entrou? A gente toma gol de lateral e a culpa é minha?”, questionou aos repórteres.

Insatisfeito com a produção no primeiro tempo, Gilson Kleina voltou com Caio na vaga de Wesley. E logo com um minuto o atacante quase deixou sua marca. Ayrton cobrou rapidamente falta do campo de defesa para Caio, que driblou o goleiro e, sem ângulo, bateu cruzado para fora. O próprio atacante perdeu chance inacreditável aos sete, depois de rebote em chute de Márcio Araújo.

Aos poucos a pressão palmeirense diminuiu. A equipe seguia com mais posse de bola e ocupando o campo ofensivo, mas tropeçava na própria falta de criatividade e tentava a sorte em chutes de longe, como com Vinícius, que aos 20 minutos parou em Matheus. Com as tentativas frustradas, o desânimo começou a tomar conta e a torcida ameaçou algumas vaias.

Para piorar, em um contra-ataque o América-MG quase marcou. Caio errou de forma bizarra no ataque e deu um passe para Nikão arrancar em direção ao gol. Ele ainda ganhou no corpo do zagueiro antes de bater. Bruno, dessa vez, salvou o Palmeiras. Foi a última boa oportunidade da partida.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 X 1 AMÉRICA-MG

PALMEIRAS – Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley (Caio) e Tiago Real (Ronny); Vinícius (Maikon Leite) e Leandro. Técnico: Gilson Kleina.

AMÉRICA-MG – Matheus; Leandro Silva, Vitor Hugo, Jaílton e Danilo; Claudinei, Andrei, Doriva e Rodriguinho (Bady); Nikão (Kaio) e Fábio Júnior (Willians). Técnico: Paulo Comelli.

GOLS – Nikão, aos 37 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Pablo dos Santos Alves (RJ).

CARTÃO AMARELO – Leandro, Henrique (Palmeiras); Danilo, Willians (América-MG).

RENDA – não disponível.

PÚBLICO – 7.747 pagantes.

LOCAL – Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).