O espanhol Pablo Andújar está fazendo o torneio de sua vida nesta semana. Um dia depois da grande partida diante do italiano Fabio Fognini nas quartas de final, o tenista da casa conseguiu mais uma boa apresentação no ATP 500 de Barcelona: derrubou o cabeça 2 e número 8 do mundo David Ferrer com a vitória por 2 sets a 0 – com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3, em 1 hora e 45 minutos de partida.

Tanto está jogando a melhor semana de sua carreira profissional que Pablo Andújar fará neste domingo a sua primeira final de um torneio ATP 500. Ela será contra o japonês Kei Nishikori, atual número 5 do mundo. Em três jogos anteriores, o tenista oriental venceu dois deles, sendo que o espanhol venceu o único duelo no saibro em Madri há dois anos.

Atual 66.º colocado do ranking mundial da ATP, o espanhol, que já chegou a ser o 33.º do mundo, já foi duas vezes campeão do ATP 250 de Casablanca (Marrocos) e uma em Gstaad (Suíça), além de dois vices em Bucareste (Romênia) e um em Stuttgart (Alemanha). Nishikori tem oito títulos na carreira, sendo dois de nível 500, incluindo um na edição passada de Barcelona.