Otacílio mantém Paraná Clube na frente

A ousadia prevaleceu. O técnico Otacílio Gonçalves decidiu manter a mesma estrutura tática aplicada com sucesso na última rodada para o jogo desta noite, às 20h30, frente ao Bahia, na Fonte Nova. A única alteração ocorre na zaga, devido à suspensão imposta a Cristiano Ávalos. Sua ausência abriu espaço para a estréia de Rodrigão, reforço que veio do Atlético Mineiro. Com a boa performance da equipe, Bosco e Goiano são os novos titulares do Paraná Clube. Pior para Luís Paulo e Sidnei, agora relegados ao banco de reservas.

Dizem que em time que está ganhando não se mexe. Mesmo não sendo um adepto incondicional desta política, Otacílio preferiu dar força a Tiago e Alexandre, que deram nova dinâmica ao meio-de-campo. Se nas rodadas iniciais o Tricolor esteve bem, mas não traduziu isto em bons resultados, contra o Palmeiras o time “deslanchou”. Não apenas pelos cinco gols marcados, mas pelo volume de jogo e também pelo equilíbrio defensivo. “Isso porque, mesmo com características ofensivas, os meias também souberam auxiliar na marcação”, lembra o treinador.

Além do bom desempenho dos meias, o Paraná apresentou, na última jornada, variações de jogadas pelas extremas do gramado. Sempre com as participações dos laterais Bosco e Fabinho. Na teoria, as formações anteriores com pelo menos três ou até quatro meias “marcadores” deveriam permitir os avanços dos alas. Isso, porém, só ocorreu com eficácia diante do Palmeiras, com Bosco e Fabinho se revezando e com sincronia nas descidas ao ataque, justamente quando tinha um meio-de-campo menos “pegador”. Tanto que Bosco ganhou a vaga na lateral-direita, mesmo tendo se submetido a uma artroscopia no joelho há um mês.

A entrada de Rodrigão na zaga não foi surpresa. O garoto de 21 anos anos está treinando bem e tem mostrado, pela avaliação da comissão técnica, muita segurança e velocidade. “É uma troca natural. Sai um zagueiro, entra outro”, comentou Otacílio. Ele preferiu não atribuir a presença de Rodrigão ao fraco desempenho de Xandão no jogo contra o São Paulo. “Só estou escalando o jogador que no momento está melhor preparado”, disse. O único trabalho de Rodrigão entre os titulares foi um rápido ensaio tático, ontem pela manhã, na Vila Capanema.

Clube no STJD para ter Ávalos no domingo

O Paraná Clube já entrou com um pedido de efeito suspensivo da pena aplicada ao zagueiro Cristiano Ávalos no STJD. O objetivo é garantir a presença do jogador no jogo de domingo, frente ao Flamengo, no Couto Pereira. Cristiano foi suspenso por três jogos pela comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva, devido à expulsão no jogo frente à Portuguesa, na segunda rodada do campeonato brasileiro.

O zagueiro já era reincidente, pois sofreu suspensão em 26 de setembro de 2000, quando jogava pelo Comercial de Ribeirão Preto. Como a punição prescreve após dois anos, por 24 dias ele deixou de ser novamente primário. Cristiano foi expulso pelo árbitro carioca Jorge Fernando Rabelo. Na súmula, ele relatou que o zagueiro paranista deu uma cabeçada no nariz de César, da Lusa. Na seqüência, o zagueiro adversário lhe deu um tapa, o que culminou com o cartão vermelho aos dois jogadores.

Com a fita do jogo, o Paraná pretende a absolvição do jogador em um futuro julgamento, caso o efeito suspensivo seja concedido. Ávalos não atua hoje em Salvador. Se o quadro não for revertido pelo advogado Milton Risso, no Rio de Janeiro, ele também fica de fora do jogo do próximo domingo, só voltando ao time para a partida do próximo dia 11, contra a Ponte Preta, em Campinas.

Candinho estréia

Salvador

– A grande novidade do Bahia para a partida de hoje, na Fonte Nova, diante do Paraná, é a estréia do técnico Candinho, que substituiu Bobô após a derrota para o Figueirense. Candinho teve poucos dias para arrumar a equipe e resolveu manter a base do time que vinha jogando. No entanto, o Bahia terá duas modificações: na lateral-direita retorna Daniel que estava servindo a Seleção Brasileira Sub-20 e na frente de zaga Ramalho aparece após cumprir suspensão automática.

Voltar ao topo