Oswaldo de Oliveira com o pé na seleção

Oswaldo de Oliveira só não será o novo técnico da seleção brasileira se recusar ou fizer alguma exigência inaceitável. Com Carlos Alberto Parreira como coordenador de seleções, o treinador do São Paulo deverá ser confirmado como substituto de Luiz Felipe Scolari. Corre por fora Vanderlei Luxemburgo, com chances só pela (pouco provável) possibilidade de Oswaldo discordar da proposta da CBF.

Em entrevista exclusiva ao Globo, por telefone, de Montevidéu, onde participou de reuniões da Confederação Sul-Americana (CSF), o presidente da CBF falou sobre as preferências e exigências para quem comandará a equipe nacional. Ricardo Teixeira também antecipou que o futebol da América da Sul disputará o Pan-2003. E que a CSF pressiona a Fifa para que reveja o critério de vagas para o Mundial de 2006 e permita o início das eliminatórias ainda este ano.

Técnico: “Vou anunciar o escolhido até sexta-feira. Existem quatro nomes que podem dirigir a seleção brasileira: o Oswaldo (de Oliveira), o (Carlos Alberto) Parreira, o Vanderlei (Luxemburgo) e o Felipão (Luiz Felipe Scolari). Como o Felipão tem contrato com Portugal, um dos outros três será o escolhido”.

Exclusividade: “Qualquer profissional da comissão técnica da seleção pode acumular função em clube. Menos o treinador. Você imagine se eu convidar o técnico do Corinthians ou o do São Paulo e eles continuarem em seus clubes. Isso cria um problema sério. O técnico ficaria constrangido se começasse a convocar muitos jogadores de seu time. Ou então entraria em atrito com os não convocados. O novo técnico será exclusivo já no primeiro amistoso do ano, dia 12 de fevereiro, contra a China”.

Contratos: “Sei que Parreira e Oswaldo já renovaram seus contratos com os clubes. Mas não imagino que um clube crie empecilho para liberar alguém para a seleção brasileira. Se o treinador me pedir para não ser exclusivo, não aceito. O treinador que tem alguma dúvida sobre dirigir a seleção não tem o que fazer conosco”.

Coordenador: “O Parreira quer ser coordenador, é uma função importante, mas ainda não tenho nada decidido. Vou começar a acertar tudo o que envolve seleção a partir de segunda-feira (hoje)”.

Ricardo Gomes: “Sempre que for possível e não houver conflito de datas com a seleção olímpica, o Ricardo Gomes fará parte da comissão técnica da seleção principal. Ele será um elo”.

Comissão: “O novo técnico escolherá o seu auxiliar e os preparadores físico e de goleiros, que, por trabalharem com ele no campo, precisam ser homens de sua confiança. O restante será indicação minha. Até o médico”.

Eliminatórias: “A Confederação Sul-Americana vai encaminhar à Fifa um pedido para que as quatro primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa de 2006 sejam disputadas ainda em 2003: a primeira e a segunda, nos dias 6 e 7 e 9 e 10 de setembro; a terceira e a quarta, nos dias 15 e 16 e 19 e 20 de novembro. O objetivo é diminuir o número de viagens dos jogadores que atuam em clubes europeus. Haveria seis rodadas em 2004, nos dias 30 e 31 de março, 27 e 28 de abril, 4 e 5 de setembro, 9 e 10 e 12 e 13 de outubro e 16 e 17 de novembro; e as últimas oito rodadas em 2005, nos dias 26 e 27 e 29 e 30 de março, 4 e 5 e 7 e 8 de junho, 8 e 9 e 11 e 12 de outubro e 12 e 13 e 15 e 16 de novembro”.

Vagas na Copa: “Vamos enviar uma carta para a Fifa, assinada pelas dez federações da América do Sul, pressionando pela alteração nos critérios de divisão de vagas para o Mundial. A América do Sul foi claramente prejudicada e não perdeu apenas uma vaga. O Brasil, apesar de ser atual campeão, vai disputar as eliminatórias de 2006. Pelo critério anterior, se o Brasil já estivesse classificado, teríamos outras quatro vagas para os sul-americanos”.

Jogos Panamericanos: “É uma alegria muito grande a aprovação da volta do futebol da América do Sul ao Pan já na edição de agosto deste ano (na República Dominicana). Muitos eram contra, mas felizmente entenderam que seria muito estranho os sul-americanos voltarem ao Pan apenas quando este fosse disputado no Rio, em 2007. Aproveitaremos o Sul-Americano Sub-20 (que começou sábado, no Uruguai) e os quatro primeiros vão ao Pan-2003. O evento vai ajudar a revelar jogadores. Os quatro classificados levarão seleções Sub-20”.

Olimpíadas: “É um evento importante para a CBF, o único título que nos falta, mas não podemos prejudicar as eliminatórias. Por isso, decidi nomear um técnico diferente para a seleção olímpica”.

Sul-Americano: “Foi aprovada a criação da competição, no segundo semestre. Neste primeiro ano, vou consultar o Departamento Técnico para indicar os quatro clubes”.

Voltar ao topo