Os 26 convocados do basquete

O técnico Lula Ferreira convocou os 26 jogadores da seleção brasileira adulta de basquete que irão disputar as competições da temporada 2006: Leandrinho, Manteiguinha, Marcelinho Huertas, Nezinho e Valtinho (armador); Alex e Marcelinho (ala/armador); Arthur, Diego, Duda, Guilherme Giovannoni, Guilherme Teichmann, Jhonatan, Luiz Felipe Grubber, Luiz Felipe Ribeiro e Marcus Vinícus Toledo (ala); Anderson Varejão, André "Bambu", Caio Torres, Estevam, João Paulo, Murilo, Nenê, Paulão, Rafael "Baby" e Tiago Splitter (pivô). A apresentação está marcada para 25 de junho (domingo), em São Paulo. Nos dias 26 e 27, os atletas fazem exames médicos e no dia 28 iniciam a primeira fase de treinamento, também em São Paulo.

"Estou muito feliz e recompensado. Batalhei muito para chegar neste momento e farei o que for possível para estar entre os 12 jogadores que disputarão o Sul-Americano. As minhas atuações no Campeonato Paulista e no Nacional me ajudaram bastante para ser convocado e, com isso, tive meu trabalho reconhecido. Daqui em diante tenho que mostrar o meu valor dentro do grupo", disse o ala Jhonatan, de 19 anos, do Paulistano/Dix Amico.

"É uma oportunidade maravilhosa ser convocado para a seleção brasileira. Fiz um bom Campeonato Paulista, jogando de ala e de pivô, e melhorei muito no Nacional com a ajuda do técnico Guerrinha. O objetivo agora é ficar o máximo de tempo possível com a equipe e brigar por uma vaga no grupo que vai para o Sul-Americano. As minhas principais características são o jogo de explosão, velocidade e arremesso de três pontos", comentou o ala Luiz Felipe Ribeiro, do Bandeirante/Rio Claro.

"Não temos o "Dream Team" americano, mas temos a nossa equipe dos sonhos. Mais uma vez, vamos honrar a camisa verde-e-amarela. Brasil e Estados Unidos são as únicas equipes que participaram de todos os 14 Campeonatos Mundiais. Temos dois títulos conquistados (1959 e 1963) e, é claro que queremos mais um. Sabemos que é uma missão difícil, mas não podemos pensar em nada menos do que a medalha de ouro. Não vamos só para participar, vamos buscar um lugar no pódio", afirmou o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis.

Na temporada 2006, o Brasil irá disputar o 42.º Campeonato Sul-Americano na Venezuela (11 a 16 de julho); Jogos Desafio Eletrobrás Brasil x Nova Zelândia (22 a 28 de julho); Torneio Super Four, na Argentina (30 de julho a 1.º de agosto); Amistoso Internacional Brasil x Estados Unidos, na China (8 de agosto); 2.ª Copa Stankovic, na China, contra Alemanha, Austrália, China, França e Grécia (10 a 15 de agosto); e o 15.º Campeonato Mundial no Japão (19 de agosto a 3 de setembro).

Voltar ao topo