Ace/Divulgação
Vila Fanny: representando bem as mulheres.

No úiltimo final de semana, a comissão organizadora da 1.ª Copa Tribuna de Futebol Society se reuniu para fazer um balanço dos primeiros quatro meses de rodadas. A Copa Tribuna começou em abril, com a participação de 37 equipes da Grande Curitiba, em oito categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-15 feminina e adulta. Foram disputadas cinco rodadas em quatro sedes: Ricardinho Sports, no bairro Barigüi, Tcheco Mania de Bola, no Capão Raso, Cancun Esportes, no Parolin e Sociedade Morgenau, no Cristo Rei. Os quesitos avaliados pela coordenação foram: o nível técnico de cada escolinha, o desempenho coletivo e individual dos atletas, as equipes com maior participação nas rodadas, o comprometimento dos times, a artilharia por categoria, o melhor entrosamento em quadra e a organização das equipes e torcidas.

Ace/Divulgação
Sub-17 Pipoteca: equipe bem entrosada.

Segundo Carlos Deodoro, presidente da Federação Paranaense de Futebol Society, FPFS, e diretor da Cancun Esportes, esta 1.ª etapa foi um sucesso. ?O que nos surpreendeu foi a quantidade de participantes e de público em todos os jogos. Percebemos que há um interesse muito grande de jogadores em participar de campeonatos como este. Para a Federação, a copa serviu como um termômetro para o conhecimento do número de escolas existentes e das suas condições técnicas?, disse Carlão, que também destacou a seriedade com que os participantes assumiram o campeonato.?Garra, disciplina e muita habilidade puderam ser vistas em todas as partidas?, revelou ele.

Escola da Penha lidera em três categorias

Desde o início da copa até a metade deste mês, a FPFS divulgou 11 boletins com informações das cinco rodadas realizadas. Com o recesso, devido às férias escolares, o evento terá continuidade em agosto.

De acordo com as últimas classificações, a equipe destaque do campeonato é a Escola da Penha, que está em primeiro lugar nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13.

Os times da Ricardinho Sports são os de maior representatividade na Copa. Aparecem nas categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, além de feminina adulta.

A Ricardinho Sports também dá um show no quesito torcida mais animada.

Primeiros colocados por categoria: Sub-7 – Coritiba; Sub-9 – Escola da Penha; Sub-11 – Escola da Penha; Sub-13 – Escola da Penha; Sub-15 – Águia de Ouro/Kusma; Sub-17 – Tcheco Mania; Feminina adulta – Askill Ball.

Entrosamento é o segredo

Segundo José Antônio Luciano, diretor da Tcheco Mania de Bola, o entrosamento entre os atletas e os profissionais foi fundamental para o sucesso do evento. ?Além dos participantes terem a oportunidade de fazer novas amizades através do esporte, os técnicos também puderam ver que existem outros métodos de trabalho. Agora, já conhecemos o perfil e as qualidades de cada equipe. Isso contribui muito para o andamento do torneio.?

Para José Luiz Rodrigues, diretor da Ricardinho Sports, o principal objetivo da copa é incentivar os pequenos atletas e mostrar que o esporte ajuda desde cedo no desenvolvimento do ser humano. ?A nossa intenção não é revelar jogadores, mas dar espaço para essa garotada jogar bola de forma sadia, com acompanhamento profissional e em um local com boa estrutura. Orientamos e trabalhamos muito para que os próprios alunos decidam e busquem o caminho que acharem mais adequado, seja no futebol profissional, no futsal ou em outra modalidade.?