enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Oficina ensina a disputar uma corrida de aventura

  • Por Redação O Estado Do Paraná

Continuam abertas as inscrições para a primeira etapa do Circuito Mini Race 2003, uma atividade de iniciação para as competições de corridas de aventura, que está sendo organizada pela Extrema Aventura, e programado para acontecer no próximo dia 29 de março, no Santuário Nhundiaquara, em Morretes.

Os interessados têm duas opções, ou participar de toda a atividade, com as palestras da manhã e início da tarde, seguida de uma prova de 20 km, nas modalidades de bóia-cross, trekking, orientação e mountain bike; ou simplesmente correr a mini prova que promete emoção e adrenalina, sem participar das oficinas ou o contrário, adquirindo conhecimentos básicos para disputa de uma prova.

“Vamos ter toda estrutura de corrida de aventura, para já ir acostumando os competidores às peculiaridades desta prova”, explicou Julio Camargo, da Extrema Aventura, empresa que está organizando o circuito estadual de Corrida de Aventura, que terá sua segunda etapa disputada no próximo dia 19 de abril, em Tijucas do Sul.

Segundo Julio, o Mini Race servirá para capacitar novos competidores para que eles possam participar com segurança da prova em Tijucas do Sul. “As etapas do Circuito Mini Race estão sendo montados para preparar os atletas para que possam competir nas provas do Circuito Paranaense. Ou seja, serão provas de adaptação de novos competidores”, ponderou Camargo.

O programa prevê palestras e explanações no período da manhã. A partir das 9h tem início a “oficina” de Orientação, com detalhes sobre navegações com bússola, azimute e interpretações de cartas topográficas. “Este é o grande diferencial das corridas de aventura sobre esportes de grande resistência como triatlo ou maratonas e ultramaratonas. Na corrida de aventura, os competidores têm que interpretar o caminho que irão percorrer, sob o risco de se perderem no meio da prova”, argumenta Julio Camargo, lembrando ainda que “de nada adianta velocidade e resistência, se não houver orientação”, disse Julio, que já fechou com Fernando Giraldi, atleta de corridas de aventura, e campeão brasileiro de orientação.

Depois, será a vez de dicas sobre o pedal, com uma explanação rápida com detalhes sobre o que fazer quando as bicicletas quebrarem ou tiverem pequenos problemas, com a Oficina sobre Mountain Bike. Depois uma pausa para o almoço, acontecerá a oficina sobre Corrida de Aventura, seguido da prova.

O local, modalidades, custo por participante e duração da competição e mais detalhes sobre o circuito Mini Race e o programa completo pode visto através do portal www.extremaventura.com.br.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas