Luiz Mário foi o autor do
segundo gol coxa-branca.

Não foi desta vez que o Coritiba conseguiu passar da primeira fase da Copa Libertadores da América. Ontem à noite, no Couto Pereira, o Coritiba venceu o Sporting Cristal por 2 a 0, mas não ficou com a vaga. Tudo porque no outro jogo do grupo 9, o Rosario Central venceu o Olimpia por 2 a 1 e terminou a primeira fase com dez pontos, atrás do Sporting no saldo de gols.

Com isso, o alviverde, mais uma vez, encerrou prematuramente sua participação na competição continental. Somou oito pontos e venceu duas. Conformada, a torcida deixou o Couto gritando “bicampeão”, apoiando o time para a grande decisão do estadual neste domingo, contra o Atlético.

A necessidade de uma vitória para seguir na Libertadores fez com que o Coritiba partisse para cima do adversário desde o primeiro minuto. Classificado, o Sporting Cristal se concentrava no campo defensivo. Em algumas oportunidades, nem mesmo o centroavante peruano se postava após a linha central. Na primeira etapa os peruanos se limitaram a três contra-ataques.

Com o congestionamento, especialmente no meio-de-campo, as melhores opções do alviverde eram as subidas pela alas, especialmente pelo setor esquerdo, com Adriano. Entretanto, as finalizações não foram eficientes. Aos 16′, Lira perdeu chance clara ao chutar por cima do gol. Luís Mário tentou driblar a “barreira” peruana e experimentou de fora da área, aos 26′. Mas outra vez a bola saiu por cima. A melhor chance, entretanto, veio aos 42′, quando Jucemar carimbou o travessão.

Não bastassem as chances desperdiçadas, o árbitro chileno Carlos Chandia foi cobrado pelos coxas por não ter assinalado três supostas penalidades. Na primeira, aos 2′, Lira teria sofrido falta de Torres. Nas outras duas, Rodriguez e Torres teriam tocado com a mão na bola, mas o árbitro entendeu os dois lances como “bola na mão”.

Com o empate parcial de 1 a 1 entre Olimpia e Rosario Central, que forçava uma vitória com pelo menos dois gols de diferença, o técnico Antônio Lopes foi audacioso. Sacou o meia Lira e colocou André Nunes, recuando Luís Mário.

Talvez pela ansiedade em marcar os gols indispensáveis à classificação, o desperdício continuou, com chutes a metros do gol adversário. Para piorar, o lateral-esquerdo Adriano sentiu uma fisgada na coxa e foi substituído por Ricardinho, que não teve a mesma velocidade do titular, mas teve estrela. Em uma jogada dele, Luís Mário recebeu na área e foi derrubado por Moisella. Na cobrança, Aristizábal abriu o marcador, aos 25′.

O gol animou o Coxa, que ampliou aos 30′. Jucemar cobrou falta da direita e Luís Mário apareceu na área para um “peixinho” certeiro. Mas para a tristeza da nação alviverde, o Rosario marcou o segundo e com o resultado, nem uma vitória mais expressiva serviria para a classificação coxa-branca. Entretanto, mesmo desclassificado da Libertadores, o Coxa continuou lutando até o fim e se despediu da competição de maneira honrosa.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Local: Couto Pereira
Árbitro: Carlos Chandia (Chile)
Assistentes: Ruben Selman (Chile) e Lorenzo Acuna (Chile)
Gols: Aristizábal aos 25 e Luís Mário aos 30 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ataliba, Prado e Orejuela.
Cartão vermelho: Moisella
Público total: 7.683
Renda: R$ 72.125,00

CORITIBA
2 x 0
SPORTING CRYSTAL

CORITIBA
Fernando, Jucemar, Miranda, Reginaldo Nascimento, Adriano (Ricardinho), Ataliba, Márcio Egídio, Lira (André Nunes), Capixaba, Aristizábal, Luís Mário. Técnico: Antônio Lopes

SPORTING
Gustavo Roverano, Amilton Prado, Miguel Villalta, Alberto Rodríguez, José Moisella, Norberto Araujo, Henry Quinteros, Sergio Junior, Jorge Soto, Juan Cominges, Carlos Orejuela. Técnico: Wilmar Valencia

continua após a publicidade

continua após a publicidade