Nada como um clássico para colocar a casa em ordem. No primeiro confronto paranaense do Campeonato Brasileiro 2002, Paraná Clube e Atlético buscam a reabilitação na competição e a fuga de um princípio de crise.

Em lados opostos na tabela de classificação, o Tricolor tenta se desvencilhar dos últimos colocados enquanto o Rubro-Negro busca novamente a liderança do torneio. Atrativos de sobra para os torcedores irem ao Couto Pereira incentivarem as equipes em mais uma briga doméstica. A partida está marcada para as 16 horas, com arbitragem de Carlos Jack Rodrigues Magno.

Pelo retrospecto no Brasileirão, o Furacão é o favorito para ganhar a partida. Nada que deixe o torcedor atleticano menos tenso. Foi exatamente assim que o time entrou nos últimos confrontos e nem por isso teve facilidade. Nas três partidas das finais do Paranaense de 2001, o Rubro-Negro só se sagrou campeão porque tinha o regulamento a seu favor. O Paraná, que era franco atirador, quase levou o caneco para a Vila Capanema. O mesmo aconteceu este ano. Se o Furacão arrasou o Tricolor na Arena por 6 a 1, o troco acabou sendo dado na Vila Capanema no jogo de volta: 4 a 1 para o time da casa.

Desta vez, a única grande diferença é o local da partida. Nem Arena, nem Vila Capanema. Como o mando é do Paraná e a CBF exige estádio com capacidade para no mínimo 20 mil pessoas na primeira fase, o confronto foi marcado para o Couto Pereira devido a um embargo no Pinheirão. Nos dois times, a cena não é muito diferente. Se no Atlético o único grande desfalque é o goleiro Flávio (suprido pelo competente Adriano Basso, que estréia em clássicos), a situação no Tricolor não é tão boa assim. O atacante Maurílio ainda não está confirmado e pode se tornar a grande ausência da partida.

Números

Apesar das diferenças entre os clubes, Paraná e Atlético mantém uma tradição de rivalidade que se traduz nos números que cercam esse encontro. Na história, foram 22 empates e 15 vitórias para cada lado. Se considerarmos somente o Brasileirão, a igualdade novamente se repete. Em sete jogos, cada time venceu duas vezes e aconteceram três empates.