Num “drible” final, Daré vence 1ª na IRL

O brasileiro Aírton Daré obteve sua primeira vitória na Indy Racing League ao ganhar de forma espetacular a nona etapa do torneio, disputada ontem no oval do Kansas. Largando em sexto, o piloto de Bauru já esperava uma boa atuação, mas precisou tirar tudo de si e do seu Dallara/Chevrolet para se recuperar de uma má parada de reabastecimento na 158a das 200 voltas e ultrapassar o americano Sam Hornish Jr., atual campeão da categoria, na última relargada.

Com este resultado, Daré passou de sétimo para quinto na tabela do campeonato, que agora tem quatro brasileiros nas cinco primeiras posições. Hélio Castroneves chegou em terceiro e manteve a liderança do torneio; Felipe Giaffone foi o quarto, mesma posição que ocupa na tabela; e Gil de Ferran foi o quinto, se mantendo como vice-líder.

Daré esteve sempre entre os mais rápidos, mas precisou para chegar à vitória, superar os grandes nomes da categoria. Além de Hornish, ele ultrapassou os pilotos da equipe Penske, Castroneves e Ferran, fazendo sua melhor corrida na categoria.

Melhor estreante do ano 2.000, Daré esteve ameaçado de não correr este ano quando sua equipe anterior, o Team Xtreme, faliu. Contratado às pressas pelo ídolo do automobilismo americano AJ Foyt, Daré manteve um desempenho equilibrado enquanto a equipe desenvolvia o acerto do carro para seu estilo. Ontem, retribuiu a confiança de Foyt quebrando um jejum de vitórias que vinha desde 1999.

Voltar ao topo