O Paraná Clube foi buscar no futebol espanhol uma nova aposta para seu meio-campo. Taianan, 23 anos, é revelação do Internacional de Porto Alegre e há cinco anos estava no exterior.

continua após a publicidade

O jogador é a quarta contratação confirmada pelo Tricolor, que segue num processo de reestruturação para a disputa do estadual. Apesar de depender de uma transferência internacional para ganhar condição de jogo, Taianan espera estar apto para fazer sua estreia no dia 16, quando o Paraná encara o Corinthians Paranaense. “Fisicamente estou bem. Como toda a minha base foi feita no futebol brasileiro, não acredito em dificuldade para a readaptação”, disse.

Taianan começou nas categorias de base do Inter, em 1999. Já em 2006, aos 18 anos, foi negociado com o futebol israelense. “Fui muito cedo lá pra fora. Não foi um período fácil, sem a família, e encarando uma nova cultura. Mas isso me fez amadurecer cedo”, lembrou o meio-campista, feliz com o retorno ao Brasil.

A sua transferência para o Maccaby Nethanya (Israel) ocorreu logo após participações em torneios internacionais pela seleção brasileira de base. “Estive em Barcelona, na Copa Mediterrâneo, e em outro torneio no Canadá. São competições que colocam na vitrine, pois todos têm muita admiração pelo futebol brasileiro”, comentou.

continua após a publicidade

Seis meses após se transferir para Israel, Taianan teve rápida passagem, por empréstimo, no Grêmio Portoalegrense. Depois, foi ao CSKA, da Bulgária, até chegar ao futebol espanhol, em 2009.

O jogador atuou pelo Espanyol (time B) e estava, atualmente, no Puertollano, equipe da terceira divisão da Espanha. “O futebol lá é muito parecido com o brasileiro. Só que com maior dinâmica. Acho que isso pode até me ajudar nesse retorno”, comentou.Gaúcho de Passo Fundo, Taianan apresentou o melhor desempenho entre todos os atletas nos testes físicos realizados nesses primeiros dias de pré-temporada.

continua após a publicidade

Imbróglio

O técnico Dorival Júnior tem ligado com frequência para os dirigentes paranistas, tentando a contratação de Kelvin. O Paraná até aceita uma transação, com o envolvimento do BMG. O jogador não se apresentou e tampouco foi efetivado o depósito da multa rescisória.

Contusão

A negociação do atacante Felipe Mamão, ex-Águia de Marabá-PA, só não foi concluída porque o jogador se apresentou com uma lesão e será submetido a tratamento.