O Paraná Clube foi buscar no futebol espanhol uma nova aposta para seu meio-campo. Taianan, 23 anos, é revelação do Internacional de Porto Alegre e há cinco anos estava no exterior.

O jogador é a quarta contratação confirmada pelo Tricolor, que segue num processo de reestruturação para a disputa do estadual. Apesar de depender de uma transferência internacional para ganhar condição de jogo, Taianan espera estar apto para fazer sua estreia no dia 16, quando o Paraná encara o Corinthians Paranaense. “Fisicamente estou bem. Como toda a minha base foi feita no futebol brasileiro, não acredito em dificuldade para a readaptação”, disse.

Taianan começou nas categorias de base do Inter, em 1999. Já em 2006, aos 18 anos, foi negociado com o futebol israelense. “Fui muito cedo lá pra fora. Não foi um período fácil, sem a família, e encarando uma nova cultura. Mas isso me fez amadurecer cedo”, lembrou o meio-campista, feliz com o retorno ao Brasil.

A sua transferência para o Maccaby Nethanya (Israel) ocorreu logo após participações em torneios internacionais pela seleção brasileira de base. “Estive em Barcelona, na Copa Mediterrâneo, e em outro torneio no Canadá. São competições que colocam na vitrine, pois todos têm muita admiração pelo futebol brasileiro”, comentou.

Seis meses após se transferir para Israel, Taianan teve rápida passagem, por empréstimo, no Grêmio Portoalegrense. Depois, foi ao CSKA, da Bulgária, até chegar ao futebol espanhol, em 2009.

O jogador atuou pelo Espanyol (time B) e estava, atualmente, no Puertollano, equipe da terceira divisão da Espanha. “O futebol lá é muito parecido com o brasileiro. Só que com maior dinâmica. Acho que isso pode até me ajudar nesse retorno”, comentou.Gaúcho de Passo Fundo, Taianan apresentou o melhor desempenho entre todos os atletas nos testes físicos realizados nesses primeiros dias de pré-temporada.

Imbróglio

O técnico Dorival Júnior tem ligado com frequência para os dirigentes paranistas, tentando a contratação de Kelvin. O Paraná até aceita uma transação, com o envolvimento do BMG. O jogador não se apresentou e tampouco foi efetivado o depósito da multa rescisória.

Contusão

A negociação do atacante Felipe Mamão, ex-Águia de Marabá-PA, só não foi concluída porque o jogador se apresentou com uma lesão e será submetido a tratamento.