enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Novato na terceira divisão começa com o pé quente

Gilberto Barbosa já teve conquistas que os experientes não tiveram

  • Por Felipe Lessa

Com 36 anos, Gilberto Barbosa, o Papagaio, é o treinador mais novo da Terceirona do Paranaense. O atual comandante do PSTC estreou como técnico de equipes profissionais ano passado, mas entra na competição com o status de ser uma das mais novas promessas do futebol do interior do Estado.

Mesmo com pouco tempo de trabalho, Gilberto Papagaio está em ascensão no futebol paranaense. Sob seu comando, o recém-fundado Cincão, de Londrina, obteve esse ano inédita vaga na primeira divisão do Estadual. Em sua estreia, ano passado, o técnico chegou a levar o Nacional de Rolândia às semifinais da Segundona paranaense.

Apesar de a curta trajetória indicá-lo como técnico de chegada fora da divisão de elite do futebol paranaense, Papagaio afirma que, subindo degrau por degrau, se dá por satisfeito caso haja confirmação de sua estreia no escalão principal do futebol estadual em 2013. “Quero conseguir me firmar na Primeira Divisão ano que vem com o Cincão. Pois foi uma vaga conquistada pela gente mesmo”, disse. “Sou novo, estou começando agora”, completou o treinador do PSTC, que iniciou sua carreira em escolinhas de futebol.

A primeira escola de futebol treinada por Papagaio, em 1997, foi a do Uraí, em cidade localizada no norte do Paraná, de onde ele garante ter revelado o atacante Henrique Dias, ex-Coritiba, entre outros, disputando torneios como o Piá Bom de Bola. Depois treinou equipes especializadas em intercâmbio de japoneses no futebol brasileiro, como o Nichika de Londrina. “O próprio Madson (ex-Atlético) esteve comigo lá”, afirmou.

Fã do estilo do treinador Luiz Felipe Scolari, Gilberto Papagaio afirma que sua fórmula para conquistar bons resultados no futebol tem sido a forma como trabalha com seus atletas. “O Felipão é um cara sério, que dá liberdade, mas tem pulso firme. No futebol, você precisa ter o respeito do jogador, mas sem humilhar, pisar e abusar da autoridade”, avaliou.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas