A nova pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no complexo esportivo do Ibirapuera, é a ?estrela? do XXII Troféu Brasil Caixa de Atletismo, de hoje a domingo. Após uma ausência de 11 anos e por causa da nova pista, o torneio volta a ser realizado em São Paulo. É a competição mais importante do País e vai reunir 700 atletas de 88 clubes, representando 16 Estados e o Distrito Federal. O estádio de atletismo do Ibirapuera, considerado o ?templo? do esporte, tem 12 mil lugares e a entrada é gratuita. O programa horário de hoje terá 26 provas, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. À tarde serão realizadas dez finais, dentre elas os 200m feminino (14h40) e masculino (14h55).

Os 26 atletas que já obtiveram índices para disputar os Jogos Pan-Americanos de São Domingos, em agosto, incluindo a principal estrela da atualidade, Maurren Higa Maggi (salta domingo), disputam a competição, que também é seletiva. Os atletas terão até o dia 29 de junho para fazer os índices para o Pan e até 10 de agosto para obter vaga na elite brasileira que vai ao mundial de Paris, também em agosto.

O campeão olímpico Joaquim Cruz, que está em São Paulo a convite da BM&F, para acompanhar o Troféu Brasil, definiu a pista “como a dos sonhos”, que ele nunca teve competindo no País. “Será uma competição bem emocional, decisiva para a vida e a temporada de muitos deles. Estão todos muito ansiosos, principalmente este ano, por causa da nova pista, a volta da prova para São Paulo, a possibilidade de obter índices. A expectativa é enorme”, afirmou o técnico de Maurren, Nélio Moura.

Todos estão ansiosos por estrear a pista nova, patrocinada pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (US$ 400 mil) no estádio que é do governo de São Paulo. A pista recebeu o certificado classe 1 da IAAF.

O piso tem 14 milímetros e é feito de manta de borracha natural, resistente ao calor do Caribe ou ao frio do Canadá, e com uma durabilidade entre 20 e 30 anos. É o mesmo piso que equipou as pistas das últimas sete olimpíadas e será instalado no Estádio Olímpico de Atenas, para os Jogos de 2004.