O Paraná vai contar com três ferinhas do judô para a disputa do Campeonato Brasileiro Região V de Judô, a ser realizado no próximo sábado, em Balneário Camboriu, em Santa Catarina.

Gabriel Adriano, de 10 anos, Thais Kondo e Julia Pinheiro, ambas com 13 anos e todos de Curitiba, conquistaram a vaga após vencerem a seletiva do torneio, realizada em março, em Maringá, noroeste do Estado. O evento traz atletas dos três estados do sul e também do estado de São Paulo.

Para o mestre dos judocas, Julio Lemanczuk Jr., os três atletas têm grande potencial e boas chances de vencer a competição. “Eles treinam todos os dias e estão muito bem preparados. Estamos com uma boa expectativa em cima deles e os três são favoritos em suas categorias”, afirma.

Kondo, que é a atual campeã brasileira e pan-americana da categoria pré-juvenil, confessa estar tranquila, embora esteja de olho nas adversárias. “Pelo nível ser alto, a gente fica com uma preocupação. Mas estou determinada e vou entrar para decidir”, garante.

Adriano revela estar um pouco ansioso pelo torneio. “É normal o atleta sentir essa ansiedade, esse nervosismo. Contudo, tive um bom desempenho na seletiva, derrotando nove adversários por ippon (golpe perfeito em que o adversário cai com as costas no tatame, encerrando o combate) e confio na minha capacidade”, salienta.

Mesma opinião compartilhada por Pinheiro, que foi terceira colocada no último brasileiro, que, embora tímida, garante estar apta ao desafio. “Preocupação a gente sempre vai ter. Porém, sempre me esforço nos treinos e me considero preparada para as minhas adversárias”, avalia.