O brasileiro Cesar Castro obteve, nesta terça-feira, uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, na prova do trampolim de 3 metros nos saltos ornamentais. O atleta assegurou a classificação para as semifinais da Copa do Mundo, que está sendo realizada em Londres – ele ficou em 18.º lugar na fase classificatória.

continua após a publicidade

Cesar Castro obteve a vaga para o Brasil, mas é a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) que vai apontar quem competirá na Olimpíada, a ser realizada de 27 de julho a 12 de agosto. Já estavam classificados os 12 finalistas de cada prova do Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai (China, realizado em 2011, e os campeões continentais.

O atleta brasileiro já participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. Em 2004, em Atenas (Grécia), ficou em nono lugar. Quatro anos depois, em Pequim (China), obteve a 24.ª posição. Cesar Castro ainda ganhou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, no ano passado, foi prata no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, já foi o terceiro do ranking mundial da prova de trampolim de 3 metros e, em 2009, ficou em quinto lugar no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, na Itália.

Em outras provas da Copa do Mundo, a brasileira Andressa Mendes, de 14 anos, foi a primeira da equipe a entrar em cena e ficou em 31.º lugar na prova de plataforma. Ela ainda terá chance de conseguir classificação na repescagem que acontece no último dia de competições, no próximo domingo.

continua após a publicidade

Nesta quarta serão realizadas as provas semifinais e finais do trampolim de 3 metros masculino. O Brasil ainda terá Juliana Veloso buscando vaga na prova feminina de trampolim e Cássius Duran na luta da plataforma masculina.