Norueguês Boasson vence 17.ª etapa da Volta da França

O norueguês Edvald Boasson Hagen conquistou sua segunda vitória na Volta da França deste ano, ao vencer a 17.ª etapa, de 179 quilômetros, entre Gap e Pinerolo, disputada nesta quarta-feira. O triunfo, obtido com o tempo de 4 horas e 18 minutos, no primeiro de três estágios realizados nos Alpes, foi conseguido com uma arrancada que o distanciou do pelotão principal nos últimos quilômetros.

Na segunda colocação ficou o holandês Bauke Mollema, que aproveitou a queda do francês Jonathan Hivert, no perigoso declínio de Pramartino, para ultrapassá-lo e terminar a 40 segundos de Boasson Hagen. O francês Sandy Casar fechou esta etapa na terceira colocação.

A camiseta amarela, dada ao ciclista com o melhor tempo geral nas etapas, continua com o francês Thomas Voeckler, que terminou em 28.º nesta quarta e viu sua diferença para seus perseguidores diminuir ainda mais, chegando a 1 minuto e 18 segundos para o segundo colocado, o australiano Cadel Evans.

Pelo segundo dia consecutivo, o espanhol Alberto Contador imprimiu um ritmo forte, buscando recuperar o tempo perdido nas primeiras etapas da Volta da França, nas quais não teve bons desempenhos. Com isso, o tricampeão da competição conseguiu diminuir a diferença em relação a Voeckler para 3 minutos e 15 segundos.

Nesta quinta-feira, os ciclistas voltam a competir pela 18.ª etapa da tradicional prova. Eles terão que percorrer um total de 200 quilômetros entre Pinerolo e o pico do Galibier.