O ala-armador Leandrinho foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira como reforço do Pinheiros/Sky. Sua estreia já está marcada – será no sábado, às 16 horas, em São Paulo, contra o atual campeão do NBB, o Flamengo. Mas, mesmo com a vida acertada no Brasil, o jogador não se desconecta do mercado americano e sonha em voltar para um time da NBA.

Leandrinho tem contrato com o clube paulista até o fim do NBB, ou seja, até meados de 2014, mas uma cláusula permitirá liberação imediata caso o jogador tenha uma proposta de algum time americano. Seu desempenho no Brasil será fundamental para “convencer” as franquias da liga americana de que está totalmente apto para jogar.

Segundo Leandrinho, quatro equipes estão interessadas em contratá-lo. O jogador revelou que, mesmo durante o período de recuperação de sua grave lesão no joelho esquerdo, sofrida em fevereiro, as sondagens não pararam. “As conversas (com os times da NBA) continuam, nada parou”, disse. “Quando saiu a notícia da minha contratação aqui, foi um bafafá lá (nos EUA), começaram a ligar para o meu agente para saber qual é o estilo do contrato. Fico feliz que existe a possibilidade de voltar para a NBA. São quatro times interessados, mas não posso dizer quais são.”

Durante os meses em que trabalhava para ter condições de jogo – ele rompeu os ligamentos cruzados em fevereiro, quando atuava pelo Boston Celtics -, Leandrinho foi desenvolvendo um “namoro” com o Pinheiros. Todo o seu processo de recuperação da cirurgia foi feito no clube. Durante a disputa do Mundial Interclubes, contra o Olympiacos, em outubro, surgiram boatos de que o jogador já poderia defender o Pinheiros. Há um mês, o ala-armador recomeçou os trabalhos com bola, treinando com o elenco comandado por Cláudio Mortari para ganhar condicionamento.

O jogador, que completará 31 anos no dia 28 de novembro, disse que se espantou com a intensidade dos treinamentos, mesmo sendo reconhecidamente um velocista em quadra. “A galera aqui gosta de correr, eu até me canso. Mas isso é muito bom, gosto muito, porque esse é o meu estilo.”

Mortari, que confirmou a estreia do jogador no fim de semana, disse que Leandrinho atuará sem restrições. “As condições dele são totalmente favoráveis. Se o aspecto físico não ajudar, ele tem todo o talento e vai superar isso fácil. A gente está muito feliz, ele é um jogador de alto gabarito, absolutamente humilde e tranquilo.”