Colônia – A seleção da França voltou a vencer em uma Copa do Mundo, ontem, ao derrotar Togo, por 2 a 0, em Colônia. O resultado garantiu os ?Blues? nas oitavas-de-final, na 2.ª posição do Grupo G. Seu adversário será a Espanha, 1.ª no H. As seleções se enfrentam terça-feira, às 16h, em Hannover.
A vitória francesa também impediu o encerramento da carreira do meia Zidane, que, ontem, completou 34 anos e já anunciou que pára de jogar após o Mundial. A França, eliminada na Ásia há quatro anos na 1.ª fase, com um empate e duas derrotas, vencera pela última vez na decisão do título de 1998, frente ao Brasil. O 1.º tempo foi marcado pelo domínio francês. Treguet e Henry tiveram todos os tipos de oportunidades, mas pararam nas mãos de Agassa. No total, os campeões de 1998 tiveram 13 vezes perto de abrir o placar. Agassa fez seis boas defesas.
A segunda etapa continuou com a França desperdiçando gols. Como os atacantes não resolviam. O volante Vieira surgiu na área africana e bateu de virada: 1 a 0. Com o gol, a França teve a tranqüilidade que precisava para fazer o resultado que lhe garantia nas oitavas-de-final. Henry recebeu de Vieira e bateu sem chances para Agassa: 2 a 0, aos 16 minutos.
Com o segundo gol suíço sobre a Coréia do Sul, a alegria tomou conta do estádio e até o astro Michel Platini participou da ?ola? francesa. Mas será preciso jogar mais futebol para eliminar os espanhóis na próxima fase.