Nilceu lidera ranking “UCI América Tour”

A União Ciclística Internacional divulgou terça-feira a primeira classificação do UCI América Tour, o novo ranking continental de ciclismo das Américas. E a liderança pertence ao paranaense Nilceu Aparecido Santos, de Cascavel, que corre pela equipe Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos.

Nilceu se valeu da vitória na Copa América, disputada no dia 9 de janeiro, evento que abriu o UCI América Tour.

Além do título da Copa América, Nilceu ainda somou pontos pela vitória no prólogo da Volta Ciclística Internacional de São Paulo, encerrada no último domingo. Nilceu "garimpou" ainda mais alguns pontos por ter subido ao pódio em outras duas etapas, totalizando 95 pontos.

A vice-liderança do ranking UCI América Tour pertence ao venezuelano José Rujano, que compete pela equipe Selle Itália da Colômbia. Rujano venceu a competição venezuelana Vuelta al Tachira, somando 88 pontos no ranking americano.

O vencedor da Volta de São Paulo, o argentino Jorge Giacinti, recém-contratato pela equipe brasileira Memorial/Santos, ocupa a terceira posição do UCI América Tour, com 73 pontos.

Brasil é vice

Na classificação por nações, a Venezuela lidera com 300 pontos, seguido do Brasil com 251 e da Argentina com 239. As próximas competições válidas pelo UCI América Tour são a Vuelta a Cuba, de 8 a 20 de fevereiro, a Vuelta de Argentina, entre 20 de fevereiro e 6 de março, a Vuelta Líder al Sur, de 10 a 20 de fevereiro e a Volta de Porto Alegre, de 9 a 13 de março.

A próxima edição do ranking UCI América Tour será divulgado no dia 25 de fevereiro. Como a equipe Scott/Fadenp já confirmou presença na Vuelta Líder al Sur, realizada no Chile, Nilceu pode somar mais pontos para manter a liderança. A prova está marcada para acontecer entre os dias 10 e 20 de fevereiro em um percurso de aproximadamente 1.700 km.

Voltar ao topo