Nadador mais velho inscrito no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, Nicholas Santos deu nesta segunda-feira mais uma prova da sua longevidade. O brasileiro de 37 anos faturou a medalha de prata na prova dos 50 metros borboleta, só sendo superado pelo britânico Benjamin Proud.

continua após a publicidade

Nicholas Santos já havia subido ao pódio na prova dos 50 metros borboleta no Mundial de 2015, em Kazan, quando também faturou a prata. E agora ele voltou a repetir o resultado ao marcar o tempo de 22s79, sendo apenas 0s04 mais lento do que Proud, o campeão mundial.

continua após a publicidade

O bronze na prova foi para o ucraniano Andrii Govorov, com a marca de 22s84. E a final contou com a participação de outro brasileiro, Henrique Martins, que foi somente o sexto colocado ao cravar 23s14.

continua após a publicidade

Nicholas Santos chegou ao Mundial como um dos favoritos a medalha na disputa dos 50m borboleta, pois é o detentor da melhor marca do mundo na prova em 2017, com os 22s61 registrados no Troféu Maria Lenk. E se tivesse repetido esse tempo, ele teria faturado a medalha de ouro.

De qualquer forma, Nicholas Santos, que havia se classificado para a final em terceiro lugar, se mantém como o detentor do melhor tempo da prova na temporada, como destacou o medalhista logo após faturar a sua prata. “Estou muito feliz. Hoje eu sou o medalhista mais velho da história do Mundial e continuo tendo o melhor tempo do ranking”, afirmou, em entrevista ao SporTV.

A medalha de Nicholas Santos é a segunda conquistada pelo Brasil em dois dias da natação no Mundial de Esportes Aquáticos, pois, no último domingo, a equipe masculina do revezamento 4×100 metros também faturou a prata.

Além disso, Ana Marcela Cunha conquistou três medalhas no evento nas maratona aquáticas. A brasileira foi campeã nos 25km e bronze nas provas de 5km e 10km.

GUIDO NA FINAL – Também nesta segunda-feira, o brasileiro Guilherme Guido se classificou à final da prova dos 100 metros costas no Mundial. Ele ficou em terceiro lugar na sua semifinal e em sétimo na classificação geral, com a marca de 53s71.

O chinês Xu Jiayu liderou as semifinais ao vencer a sua segunda série com a marca de 52s44. A final está agendada para terça-feira e Guido reconheceu que precisará melhorar o seu desempenho. “Amanhã tenho que melhorar, nadar para 53s baixo e ficar o mais próximo possível dos 52s”, comentou o brasileiro.