Recuperado de uma caxumba, o brasileiro Neymar voltou aos treinos no Barcelona neste sábado. O jogador trabalhou no último treino comandado por Luis Enrique antes da estreia no Campeonato Espanhol, mas ainda não terá condições de enfrentar o Athletic Bilbao neste domingo, no estádio San Mamés.

Neymar foi diagnosticado com caxumba na reta final da pré-temporada e, por isso, desfalcou o Barça na decisão da Supercopa da Europa, diante do Sevilla, e nas duas partidas da final da Supercopa da Espanha, contra o próprio Athletic Bilbao. A ausência do jogador, aliás, foi apontada como um dos motivos para o time catalão ter ficado com o vice na disputa nacional.

Neste sábado, Neymar trabalhou normalmente pela primeira vez, mas, até por ter ficado tanto tempo afastado, ainda não figurou na lista de relacionados para a estreia de domingo. Lesionados, os brasileiros Adriano e Douglas também ficam de fora da partida. Os zagueiros Piqué e Mathieu são os outros desfalques, mas por suspensão.

Em meio aos problemas, Luis Enrique recebeu uma boa notícia. O lateral Jordi Alba finalmente se recuperou de uma lesão muscular sofrida diante da Roma, na decisão do Troféu Joan Gamper, e deverá ser titular neste domingo.

Alba foi um dos 18 nomes anunciados por Luis Enrique na lista de relacionados. O treinador levará para a partida: Ter Stegen, Claudio Bravo, Daniel Alves, Bartra, Mascherano, Vermaelen, Jordi Alba, Sergio Busquets, Rakitic, Iniesta, Rafinha, Sergi Roberto, Gumbau, Cámara, Munir, Sandro, Suárez e Messi.