O sonho de ver de perto as manobras que transformam os X-Games num espetáculo de adrenalina na pista e emoção nas arquibancadas está chegando à capital paranaense. Curitiba se transforma, de hoje a domingo, na “meca” brasileira dos amadores do bike (street e vertical), skate (street e vertical) e dos patins in-line. De quebra, uma competição profissional de bike street vai colocar em jogo prêmios de R$ 4 mil . Já estão confirmados 23 profissionais de bike street, que vão brigar pela premiação e pela vaga na final do Nescau Radical, circuito que reúne estes três esportes radicais, cujas finais serão disputadas em São Paulo.

A partir das 8h da manhã de hoje (veja o quadro da programação completa), o ginásio da Praça Oswaldo Cruz, recebe as feras para os treinos do Nescau Radical, um evento organizado pela MF Promoções Esportivas que conta com o patrocínio de Nescau.

Depois da capital paranaense, o circuito segue para etapas classificatórias em Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP), com a final na capital paulista, em outubro, quando estarão reunidos os vencedores e vices das quatro etapas preliminares.

A etapa de abertura, disputada em Porto Alegre, teve como evento profissional o in-line vertical. O título foi para o patinador paulista Felipe de Oliveira, que superou favoritos como Fabiola da Silva (hepta dos X-Games) e Vinícius Rosa (campeão do X-Games Latino-Americanos). Outro que roubou a cena em Poa, foi o colombiano Otto Bolañes, vice campeão da etapa, deixando Fabiola em terceiro.

“Estamos trabalhando para a divulgação cada vez maior dos esportes radicais. A entrada é franca e esperamos ter um público de cerca de 10 mil jovens por etapa, sem contar os telespectadores que serão atingidos através das matérias especiais no Esporte Espetacular, da Rede Globo”, explica Mauricio Fernandez, diretor da MF Promoções e Eventos e um dos pioneiros no trabalho com fitness e eventos de esportes radicais no país.

O circuito tem patrocínio Nescau, com apoios da Gol, Ministério do Esporte, Prefeitura de Curitiba, Puma e Federação Paranaense de Skate. Na modalidade de bike street, os apoios são de Drac, Rodan, Esze, Marter Bikes e Over All Bikes. Os responsáveis são Paulo Charaba (bike), Alex Aranha (in-line) e a Federação Paranaense de Skate.

Inscrições até o fim da manhã

Os interessados em participar das provas do Nescau Radical devem ser rápidos. Para que possa montar a grade de competição, a organização limitou a participação de atletas em cada modalidade, com inscrições abertas até às 11h, na Praça Oswaldo Cruz. No skate, são 110 vagas abertas divididos nas categorias feminino (10), iniciante (30), amador 2 (30) e amador 1 (40).

Na categoria in-line, as inscrições não são limitadas. Estão abertas vagas nas categorias street e vertical.

Já na BMX, Diogo Canina, vencedor do Desafio Melhor Manobra ESPN 2004 e revelação da modalidade, e André Ribeiro, segundo melhor brasileiro na disputa da bike street nos X-Games Latino-Americanos, atrás do próprio Diogo, são os principais favoritos aos R$ 4 mil em jogo na etapa de Curitiba.

Além deles e de outros amadores, a torcida paranaense terá a oportunidade de assistir à demonstração de duas feras locais do patins in-line profissional: Carlos Pianowisck “Piá”, campeão dos X-Games Latino-Americanos 2002/03, e Ângela Araújo, uma das melhores mulheres do Street internacional.

A disputa de bike street em Curitiba prevê uma fase classificatória com três baterias de dez atletas, cada um executando uma volta de um minuto. Os três melhores de cada bateria passam para a fase final.