O Campeonato Paranaense de 2017 ainda tem quatro meses para começar no campo, mas nos bastidores já iniciou agitado, parando na justiça, onde Grêmio Maringá e Cianorte disputarão uma vaga na competição. O time maringaense entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) exigindo que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) o inclua na competição e exclua o Cianorte, que infringiu o regulamento da FPF.

continua após a publicidade

Em 2016, o Cianorte foi o campeão da Série B e garantiu o acesso, enquanto o Grêmio terminou em terceiro, não conquistando a vaga. Porém, a alegação do Grêmio Maringá é de que o Cianorte participou da reunião de inscrição da Taça FPF Sub-23 2016, mas abandonou o torneio, disputado neste segundo semestre. Segundo o clube maringaense a tabela inicial chegou a ser divulgada pela FPF com a presença do Cianorte.

“Nós entramos com esse mandado de garantia no TJD-PR e agora o Tribunal vai encaminhar à FPF e ao Cianorte para julgar o caso. Eu acredito que o caso seja definido até o final do mês. Se o Grêmio Maringá não tiver sucesso, nós vamos encaminhar o mandado para o STJD no Rio de Janeiro”, explica Alessandro Kishino, advogado do Grêmio Maringá.

O regulamento da FPF prevê que o clube que abandone uma disputa seja impedido de participar de torneio organizado pela entidade no ano seguinte. Sendo assim, o Grêmio Maringá acusa o presidente da FPF, Hélio Cury, de ato ilegal e abusivo ao incluir o Cianorte na disputa do Paranaense 2017. A FPF foi procurada pela reportagem, mas não atendeu às ligações.

continua após a publicidade

Já o Cianorte defende que não participou da reunião de inscrição do torneio e, consequentemente, não abandonou a disputa. O clube não participou da Taça FPF Sub-23, que terminou no último domingo (9) com o Operário levantando o troféu.

“Nós estamos tranquilos porque o Cianorte não teve representantes na ata e por isso não houve desistência. Os advogados do clube estão cuidando disso. O Grêmio Maringá tem o direito de entrar na Justiça”, garante Adir Kirst, gerente de futebol do Cianorte.

continua após a publicidade

No dia 26 de setembro, foi definida no Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense, realizado na sede da FPF com os representantes dos clubes, a fórmula de disputa da competição regional. O Paranaense inicia no dia 29 de janeiro e termina no dia 30 de abril.

Os 12 clubes participantes são Atlético, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu Futebol Clube, J. Malucelli, Londrina Esporte Clube, Paraná, PSTC, Prudentópolis, Rio Branco e Toledo.