Natação de Curitiba foi absoluta nos Jocops

Os Colégios de Curitiba confirmaram o favoritismo na natação da fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), na piscina do Clube da Gente, no Bairro Novo, em Curitiba.

Nas quatro categorias do ensino regular só deu Curitiba na primeira posição, com o Colégio Dom Bosco se destacando nos dois eixos, na faixa etária de 15 a 17 anos, e a Sociedade Educacional Positivo, no masculino e feminino também, na Classe B (12 a 14 anos). A natação foi a primeira modalidade a ter resultados finais confirmados.

Entre os alunos do feminino que disputaram e venceram a fase final estão três atletas da seleção brasileira que participaram recentemente do Campeonato Sul-Americano, em Mar Del Plata, na Argentina, e foram medalhas de ouro.

Em Curitiba também foram ouro: Mayara Nascimento (14 anos), do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, de Curitiba, nos 50 metros livre e peito; Alessandra Marchioro (16 anos), do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, nos 50 e 100 metros livre, e Carolina Bergamashi (15 anos), também do Dom Bosco, nos 100 metros peito. Ainda venceram nas provas de revezamento.

Os campeões das provas, a critério da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos, considerando os índices técnicos, poderão ser convidados para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, de 10 a 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais, para alunos até 14 anos, e de 5 a 15 de novembro, em Londrina e Maringá, para alunos entre 15 e 17 anos.

Visita

A secretária estadual da Educação, Yvelise Arco-Verde, esteve no Colégio Estadual do Paraná, para uma visita aos atletas que disputam a fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops).

Acompanhada do diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha, Yvelise também entregou medalhas às atletas vencedoras do salto em distância feminino. Segundo Yvelise, a fase final dos Jocops é o momento de culminância de todo um processo que começou nas escolas, com a fase municipal.

“Há um grande investimento no esporte, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, mas o que fazemos aqui é investir na democratização do esporte para todos, até para aqueles que não têm tanta aptidão para o esporte”, afirmou a secretária.

Depois de passar pela pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná, Yvelise e Marco Aurélio também visitaram os atletas que disputam a modalidade de xadrez no mesmo colégio. Eles aproveitaram para cumprimentar a equipe de xadrez masculino NEE, de Sarandi, que venceu a competição.

Divulgação
Secretária de Educação em visita aos locais de competições.