A Argentina começou com vantagem o confronto decisivo da Copa Davis. Na primeira partida da final, nesta sexta-feira (21), em Mar del Plata, David Nalbandian venceu o espanhol David Ferrer por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3, em pouco menos de duas horas de partida.

continua após a publicidade

A quadra de carpete do Ginásio Ilhas Malvinas favoreceu muito o jogo de Nalbandian que, embora não seja um especialista nesse tipo de piso, soube se adaptar melhor que o adversário.

Ferrer, que tem suas maiores conquistas no saibro e despencou do quarto para o 12º lugar no ranking da ATP, não forneceu resistência em momento nenhum da partida. O espanhol cometeu 22 erros não forçados, e ganhou apenas 50% dos pontos disputados com seu primeiro saque – Nalbandian venceu 78%.

A Argentina tem a chance de aumentar a vantagem ainda nesta sexta-feira, quando Juan Martin del Potro – número 1 do país – enfrenta Feliciano Lopez.

continua após a publicidade

Os argentinos buscam um título inédito na Copa Davis, e pela primeira vez disputam uma final em casa – perderam decisões para os Estados Unidos, em 1981 e a Rússia, em 2006. Os espanhóis, por sua vez, tentam chegar à sua terceira conquista, depois de vencer o torneio em 2000 e 2004, sempre em casa.