O espanhol Rafael Nadal deu, na noite de sábado, mais um passo no seu retorno ao tênis após ficar mais de sete meses afastado por causa de uma lesão no joelho. O número 5 do mundo disputou a sua primeira partida oficial em uma quadra rápida e derrotou o norte-americano Ryan Harrison, 73º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/2, em 1 hora e 33 minutos. Assim, avançou para a terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells.

Nadal não disputava uma partida em quadra rápida desde março de 2012, quando participou do Masters 1000 de Miami. Naquela oportunidade, ele venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga nas quartas de final, mas desistiu de enfrentar o britânico Andy Murray nas semifinais por causa de dores no joelho.

Depois disso, só jogo em quadras de saibro e grama até ser eliminado na segunda rodada de Wimbledon. Em seguida, se afastou das quadras para cuidar da lesão. Seu retorno aconteceu em fevereiro, no giro pela América Latina em torneios de saibro. O espanhol, então, foi vice-campeão em Viña del Mar e faturou títulos em Acapulco e São Paulo.

Campeão em Indian Wells em 2007 e 2009, Nadal foi bastante agressivo diante de Harrison, com 25 winners e 25 erros não-forçados. O espanhol chegou a abrir 4/1 no primeiro set, mas permitiu a reação do norte-americano, que forçou a realização do tie-break, vencido pelo número 5 do mundo.

O segundo set foi mais tranquilo para Nadal, que conseguiu quebras de serviço no terceiro e quinto games. Assim, abriu 5/1 e fechou a parcial em 6/2 para avançar no torneio californiano.

Na terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells, Nadal vai enfrentar o argentino Leonardo Mayer. O número 64 do mundo avançou ao derrotar o russo Mikhail Youzhny, 30º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

O checo Tomas Berdych se classificou para a terceira rodada em Indian Wells ao vencer o alemão Michael Zverev, número 144 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. O próximo adversário do número 6 do mundo será o também alemão Florian Mayer, 27º colocado no ranking da ATP, que passou pelo belga David Goffin (6/4 e 6/2).

Também na noite de sábado, o letão Ernests Gulibs ampliou a sua boa fase e superou o sérvio Janko Tipsarevic, número 9 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, em apenas 47 minutos. O 67º colocado no ranking da ATP dominou completamente o duelo, tanto que venceu 50 dos 74 pontos disputados.

Gulbis vem embalado pela conquista do Torneio de Delray Beach na semana passada e venceu as 12 últimas partidas, enquanto Tipsarevic acumula cinco derrotas consecutivas, sem triunfar desde o Aberto da Austrália. Na terceira rodada, o letão vai encarar o italiano Andreas Seppi, número 20 do mundo, que venceu o alemão Daniel Brands (7/5 e 6/4).

O francês Richard Gasquet avançou em Indian Wells ao vencer o australiano Bernard Tomic, 45º colocado no ranking da ATP e algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/2. Seu próximo oponente será o polonês Jerzy Janowicz, número 24 do mundo.

CHAVE FEMININA – Número 2 do mundo, a bielo-russa Victoria Azarenka estreou no Torneio de Indian Wells com vitória sobre a eslovaca Daniela Hantuchova, 73ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, em 1 hora e 32 minutos, iniciando bem a defesa do seu título.

Azarenka, cabeça de chave número 1 em Indian Wells, teve dificuldades no início da partida contra Hantuchova, que foi campeã do torneio em 2002 e 2007. A eslovaca chegou a abrir 4/1 no primeiro set, mas permitiu a reação da bielo-russa, que triunfou com facilidade após o susto inicial

Na terceira rodada, Azarenka vai duelar com a belga Kirsten Flipkens, número 31 do mundo. Elas se enfrentaram no ano passado no US Open, com vitória da bielo-russa.

Ex-líder do ranking da WTA, Caroline Wozniacki teve dificuldades, mas venceu na sua estreia em Indian Wells ao superar a francesa Alize Cornet, 33ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, em 2 horas e 35 minutos. Agora, a número 10 do mundo vai encarar a russa Elena Vesnina, que passou pela japonesa Kimiko Date Krumm (3/6, 7/5 e 6/1).

A sérvia Ana Ivanovic avançou com mais facilidade. A ex-número 1 do mundo e 13ª colocada no ranking da WTA venceu a norte-americana Taylor Townsend, número 471 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em 1 hora e 15 minutos. A alemã Mona Barthel será a sua adversária na terceira rodada em Indian Wells.