O espanhol Rafael Nadal está muito perto de voltar ao número 2 do ranking da ATP. Na madrugada desta quarta-feira, ele superou o francês Gael Monfils por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (3/7), 6/3, 6/1 e 6/3, e alcançou as quartas de final do US Open, único torneio do Grand Slam no qual ainda não conquistou um título.

Nadal começou a partida preocupado com as dores nos joelhos e no abdômen, que o incomodaram nos últimos dias. Mas durante o jogo, o espanhol não mostrou problemas físicos e respondeu à altura ao jogo de força e correria de Monfils, cabeça-de-chave número 13 do torneio.

Na próxima fase, o espanhol terá pela frente o chileno Fernando González, que superou o francês Jo-Wilfried Tsonga também em quatro sets e de virada, com parciais de 3/6, 6/3, 7/6 (7/3) e 6/4.

Mesmo que seja eliminado por González, Nadal aparecerá na próxima segunda-feira com 8.485 pontos no ranking mundial, superando o britânico Andy Murray, que caiu nas oitavas de final e terá 8.390 pontos na próxima lista.

O espanhol só não voltará à vice-liderança se for derrotado pelo chileno e Novak Djokovic conquistar o título. Caso seja campeão, o sérvio chegará a 8.760 pontos, ficando atrás apenas do suíço Roger Federer na lista.