Nadal vence e vai à terceira rodada em Wimbledon

Atual campeão de Wimbledon, Rafael Nadal confirmou o seu favoritismo ao garantiu vaga na terceira rodada desta edição do Grand Slam inglês, nesta quarta-feira, ao vencer o norte-americano Ryan Sweeting por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4.

Cabeça de chave número 1 da competição, o tenista espanhol agora irá encarar o luxemburguês Gilles Muller, que contou com a desistência do canadense Milos Raonic quando perdia o primeiro set por 3 a 2, também nesta quarta. Pré-classificado como 31.º cabeça de chave, ele alegou uma lesão na perna direita para abandonar o duelo.

Para se garantir na próxima fase do Grand Slam, o líder do ranking mundial deu poucas chances a Sweeting nesta quarta. Com 78% de aproveitamento dos pontos que disputou quando utilizou o seu primeiro saque, Nadal ainda contabilizou nove aces e esteve sólido no fundo de quadra, com 38 winners, diante de apenas 16 do seu rival.

Para completar, o espanhol aproveitou cinco das 14 chances que teve de quebrar o serviço do norte-americano, que converteu um dos apenas dois break-points cedidos pelo seu adversário. O pequeno número de chances de quebra proporcionados por Nadal se reflete no fato de que ele cometeu apenas sete erros não-forçados no confronto, diante de 25 de Sweeting.

Nadal agora acumula 16 vitórias seguidas em Wimbledon, pois ele foi campeão no ano passado com sete triunfos, ficou fora da edição de 2009 do Grand Slam por estar lesionado e contabilizou outras sete vitórias quando foi campeão em 2008. Sua última derrota na competição aconteceu em 2007, quando ele foi superado por Roger Federer na final.

Outro cabeça de chave de destaque que garantiu vaga na terceira rodada nesta quarta-feira foi o checo Tomas Berdych. Pré-classificado como sexto maior favorito ao título, ele bateu o francês Julien Benneteau por 3 sets a 0, com 6/1, 6/4 e 6/2, e jogará por um lugar nas oitavas de final contra o norte-americano Alex Bogomolov Jr, que eliminou o argentino Juan Ignacio Chela com parciais de 6/0, 6/3 e 6/4.

Outro tenista dos Estados Unidos que assegurou lugar na terceira rodada nesta quarta foi Mardy Fish. Décimo cabeça de chave, ele derrotou o usbeque Denis Istomin por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6), 6/4 e 6/4. Com isso, se credenciou para encarar o espanhol Fernando Verdasco ou o holandês Robin Haase, que também se enfrentam nesta quarta.

O francês Richard Gasquet, por sua vez, confirmou a sua condição de 17.º cabeça de chave ao eliminar o russo Igor Kunitsyn por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, e terá pela frente na terceira rodada o italiano Simone Bollelli. O tenista da Itália surpreendeu nesta quarta ao despachar o suíço Stanislas Wawrinka, pré-classificado como 14.º maior favorito ao título, com parciais de 7/6 (7/5), 6/3 e 7/6 (7/4).

MAIS CHUVA E ATRASO – Toda a programação desta quarta-feira começou bastante atrasada por causa da chuva que impediu a realização de muitos confrontos das chaves masculina e feminina de Wimbledon. O problema já atrapalhou os outros primeiros dias de disputa desta edição do Grand Slam.