O espanhol Rafael Nadal sofreu um pouco, mas confirmou favoritismo ao vencer o italiano Fabio Fognini por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/4 e 6/4, e garantir vaga nas oitavas de final de Roland Garros.

continua após a publicidade

Em busca de seu oitavo título do Grand Slam – sendo o quarto consecutivo -, o atual tenista número 4 do ranking mundial vinha de dois triunfos de virada nas duas primeiras rodadas e mais uma vez não teve vida fácil para seguir em frente em Paris.

E, na próxima fase, Nadal irá encarar um rival que fez história neste sábado. Trata-se do japonês Kei Nishikori, 13.º cabeça de chave, que derrotou o francês Benoit Paire por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (3/7) e 6/4, e se tornou o primeiro tenista do seu país a alcançar às oitavas de final de Roland Garros em 75 anos.

O último tenista do Japão que chegou até a este estágio do importante torneio francês foi Fumiteru Nakano, em 1938. Nishikori, por sua vez, tem como seu melhor resultado em um Grand Slam o avanço às quartas de final do Aberto da Austrália de 2012.

continua após a publicidade

Para confirmar favoritismo diante do 27.º cabeça de chave em Paris, Nadal precisou superar um rival sólido no fundo de quadra e que chegou a sacar para fechar o primeiro set. Porém, Fognini não conseguiu aproveitar essa chance e teve o saque quebrado por duas vezes nesta primeira parcial, assim como ocorreu com o espanhol. Desta forma, a disputa do set foi ao tie-break, no qual o heptacampeão de Roland Garros levou a melhor.

Já no segundo set, Nadal passou a sacar com mais eficiência e não ofereceu nenhuma chance de quebra ao italiano. Para completar, converteu um dos seis break points cedidos pelo adversário para assegurar a vantagem de 6/4.

continua após a publicidade

Na terceira parcial, o espanhol parecia encaminhar rapidamente o triunfo ao abrir 4 a 1, mas Fognini obteve uma quebra de saque e esboçou uma reação no final. Porém, com dois break points obtidos em cinco chances, o atual rei do saibro repetiu o 6/4 que liquidou o duelo.

OUTROS JOGOS – Outro cabeça de chave que assegurou classificação às oitavas de final em jogo já encerrado neste sábado foi o francês Richard Gasquet. Sétimo pré-classificado, ele avançou ao superar o russo Nikolay Davydenko por 6/4, 6/4 e 6/3. Assim, o tenista da casa se credenciou para encarar na próxima fase o vencedor da partida entre o suíço Stanislas Wawrinka e o polonês Jerzy Janowicz, programada para acabar neste sábado.

Já o sérvio Janko Tipsarevic não conseguiu justificar a condição de oitavo cabeça de chave ao ser eliminado pelo russo Mikhail Youzhny, que foi às oitavas de final ao vencer por 3 sets a 0, com 6/4, 6/4 e 6/3. Assim, o tenista da Rússia terá pela frente agora o ganhador da partida entre o alemão Tommy Haas e o norte-americano John Isner, também prevista para ser encerrada neste dia de confrontos.