O espanhol Rafael Nadal sofreu nesta sexta-feira, mas garantiu seu lugar na semifinal do Torneio de Barcelona, diante da sua torcida. O número 1 do mundo não perdeu set, mas precisou de 1h45min para superar o eslovaco Martin Klizan, atual 140º do mundo, pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/5.

continua após a publicidade

Na semifinal, o líder do ranking vai enfrentar o vencedor do duelo entre o belga David Goffin e o também espanhol Roberto Bautista Agut. Eles entrarão em quadra ainda nesta sexta, no encerramento da rodada.

continua após a publicidade

Apesar do triunfo, Nadal esteve perto de perder nesta sexta a invencibilidade na série recorde de sets vencidos, por causa de oscilações no segundo set da partida. Ao todo, ele soma agora 42 parciais vencidas de forma consecutiva sobre o saibro. Com este embalo, ele busca conquistar seu 11º troféu em Barcelona, assim como fez no Masters 1000 de Montecarlo, na semana passada.

continua após a publicidade

Nadal sofreu nesta sexta porque oscilou ao longo dos dois sets. No primeiro, fez exibição arrasadora, ao acumular três quebras de saque em sequência, fechando o “pneu”. Mas, no segundo, o tenista da casa passou a cometer erros na rede e sofria com as curtinhas do rival.

Klizan, que havia eliminado o sérvio Novak Djokovic na estreia, abriu 2/0 na parcial e manteve a vantagem de uma quebra até sacar para o set. Ele desperdiçou três sets points e acabou sofrendo a quebra e o empate na parcial. Nadal, então, voltou a crescer na partida ao impor nova quebra e confirmar o favoritismo.

A outra semifinal de Barcelona já está definida. Será entre o surpreendente grego Stefanos Tsitsipas e o local Pablo Carreño-Busta. Ambos eliminaram rivais cotados para o título. Tsitsipas despachou o austríaco Dominic Thiem, terceiro cabeça de chave, por 6/3 e 6/2. Já o tenista da casa superou o búlgaro Grigor Dimitrov, segundo pré-classificado, por 6/3 e 7/6 (7/4).