Nadal perde de Tsonga e é eliminado em Queen’s

Após faturar o sexto título no saibro de Roland Garros, Rafael Nadal não conseguiu manter o embalo na grama londrina. Em preparação para Wimbledon, o número 1 do mundo foi eliminado nas quartas de final do Torneio de Queen’s, nesta sexta-feira, ao levar uma virada do francês Jo-Wilfried Tsonga com parciais de 7/6 (7/3), 6/4 e 6/1.

Ainda em processo de adaptação à grama, Nadal mostrou que ainda não achou seu melhor tênis no piso rápido. Como aconteceu na quinta-feira, o espanhol sofreu nova queda na grama úmida, em uma escorregada próxima da rede, depois que a chuva interrompeu a partida por cerca de 15 minutos.

Na retomada da partida, Nadal salvou um break point e venceu o set inicial no tie-break. No entanto, não resistiu ao potente saque de Tsonga, que registrou 25 aces em toda a partida. O francês empatou o jogo no segundo set e chegou a abrir 4/0 na terceira parcial. Sem ter o serviço ameaçado no set, fechou a partida após 2h02min.

Nadal não era eliminado antes de uma semifinal neste ano desde a derrota nas quartas no Aberto da Austrália, em janeiro. Desde então, ele acumulou sete finais seguidas, com três títulos conquistados, o último deles em Roland Garros, no domingo passado.

Apesar da derrota precoce, o espanhol não deverá perder a liderança do ranking, ameaçada pelo sérvio Novak Djokovic. Nadal defendeu os pontos desta semana ao repetir as quartas de final em Queen’s. Além disso, o sérvio perderá pontos por se ausentar do torneio deste ano e não defender as oitavas.

Se não disputar mais uma competição na grama na próxima semana, em Eastbourne ou Hertogenbosch, Nadal só voltará às quadras no dia 20 para o início do Torneio de Wimbledon, onde buscará o bicampeonato.

Tsonga, por sua vez, faturou sua segunda vitória sobre Nadal em sete partidas disputadas no circuito profissional. Na semifinal, ele terá pela frente o britânico James Ward, que despachou o francês Adrian Mannarino por 6/2, 6/7 (14/16) e 6/4. A partida reuniu as duas surpresas da competição. Ward havia entrado em quadra mais cedo nesta sexta e eliminou o americano Sam Querrey, atual campeão, por 3/6, 6/3 e 6/4, em partida que foi paralisada na quinta.

Também nesta sexta, o escocês Andy Murray não precisou suar para avançar à semifinal. O croata Marin Cilic, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na quinta, alegou dores no tornozelo para desistir da partida. Murray terá pela frente o americano Andy Roddick, especialista na grama, que eliminou o espanhol Fernando Verdasco por duplo 6/2.