Rafael Nadal sofreu uma das derrotas mais dolorosas de sua carreira nesta quarta-feira. O número dois do mundo levou uma virada incrível do croata Ivan Dodig logo em sua estreia no Masters 1000 de Montreal, no Canadá. Após abrir 6/1 no jogo, Nadal perdeu os dois sets seguintes no tie-break, por duplo 7/5, em 3h08min de duelo.

O espanhol esteve na liderança do placar durante a maior parte da partida. Depois de vencer o set inicial, ele faturou uma quebra de saque no início da segunda parcial e parecia ter a vitória encaminhada. Contudo, cedeu o empate e viu o croata igualar o placar no tie-break.

Nadal, porém, não desanimou e começou o terceiro set em forte ritmo ao abrir 3/0. Mas Dodig buscou novamente a igualdade, apostando no seu forte saque – cravou 19 aces na partida. Mesmo assim, o espanhol obteve nova quebra e teve a chance de sacar para o jogo, quando liderava por 5/3.

Persistente, o croata se manteve na partida ao voltar a empatar o confronto. Em novo tie-break, os dois tenistas se revezaram na liderança do placar até que Dodig, 41º do ranking, abriu vantagem e obteve sua maior vitória da carreira.

Nadal não era eliminado em uma estreia desde a derrota para o compatriota Juan Carlos Ferrero em maio de 2008, no Masters de Roma. O espanhol se juntou a Andy Murray e Juan Martín Del Potro, eliminados precocemente em Montreal. Dodig, por sua vez, vai se preparar para o duelo contra o sérvio Janko Tipsarevic, que bateu o espanhol Fernando Verdasco por 4/6, 7/6 (7/5) e 6/3, nesta quarta.

Del Potro foi derrotado mais cedo nesta rodada pelo croata Marin Cilic por 6/3 e 6/4. Cilic será o próximo adversário do sérvio Novak Djokovic, novo número 1 do mundo, na terceira rodada. Djokovic estreou com uma vitória sobre o russo Nikolay Davydenko.

Depois das vitórias de Djokovic e de Tipsarevic, o também sérvio Viktor Troicki derrubou o gigante americano John Isner, de 2,05 metros de altura, por 6/4, 3/6 e 6/2. Troicki enfrentará agora o francês Gael Monfils.

DUPLAS – O Bruno Soares e o australiano Paul Hanley foram eliminados na segunda rodada da chave de duplas nesta quarta. Eles foram derrotados pelo indiano Rohan Bopanna e pelo paquistanês Aisam-Ul-Haq Qurshi, dupla cabeça de chave número cinco, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (8/6).