Rei do saibro e absoluto em Roland Garros, onde no último domingo conquistou o seu nono título do Grand Slam francês, o espanhol Rafael Nadal começou de forma ruim a sua temporada de grama no circuito profissional. O tenista número 1 do mundo foi derrotado nesta quinta-feira em sua estreia no Torneio de Halle ao cair diante do alemão Dustin Brown, atual 85º colocado da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.

Visando sua participação em Wimbledon, Grand Slam que começará no próximo dia 23, Nadal esperava ganhar embalo no ATP 250 alemão, mas acabou superado naquele que foi o seu primeiro confronto diante de Brown. Surpresa, o tenista da casa precisou de apenas 59 minutos para desbancar o favoritismo do espanhol.

Com o expressivo triunfo na grama sobre um rival que já conquistou duas vezes Wimbledon, Brown avançou às quartas de final em Halle e se credenciou para enfrentar o alemão Philipp Kohlschreiber, que na última quarta-feira passou pelo francês Pierre-Hugues Herbert por 6/2 e 6/4.

Para se garantir na luta por uma vaga na semifinal, Brown não se intimidou com a alta categoria de seu adversário e foi dominante. Sem ter o saque quebrado no primeiro set, aproveitou um de cinco break points para fazer 6/4. Em seguida, sem sequer ser ameaçado pelo espanhol com o serviço na mão, o alemão foi feliz em duas de quatro chances de quebra para aplicar o 6/1 que liquidou a partida.

Em outro jogo encerrado há pouco em Halle, o taiwanês Yen-Hsun Lu também foi às quartas de final ao derrotar o croata Ivo Karlovic por duplo 7/6, com 7/2 e depois 7/3 no tie-break. Assim, o tenista asiático terá pela frente na próxima fase o norte-americano Steve Johnson, que nesta quinta sequer precisou entrar em quadra para avançar. Ele contou com a desistência do russo Teymuraz Gabashvili e foi declarado ganhador por W.O..