O espanhol Rafael Nadal se credenciou na madrugada deste sábado para disputar a final do Masters 1000 de Xangai. Na decisão da competição chinesa, o número 2 do mundo encontrará o russo Nikolay Davydenko, que vem embalado pelo título no Torneio de Kuala Lumpur, na Malásia. Para avançar além das semifinais, Nadal contou com mais uma desistência.

continua após a publicidade

Depois de passar pelas quartas com o abandono do croata Ivan Ljubicic, Nadal viu novamente um adversário desistir da partida por contusão. Desta vez, uma lesão no tornozelo provocou a derrota do também espanhol Feliciano López, que se tornou o nono caso de desistência em Xangai. Após 50 minutos, López abandonou quando já havia perdido o primeiro set por 6/1 e era derrotado por 3/0 na segunda parcial.

Assim, o vice-líder do ranking mundial chega descansado para encarar Davydenko, que enfrentou uma batalha pelas semifinais. O número 8 do mundo precisou de 3h02 para vencer o sérvio Novak Djokovic, que vinha confiante pelo título no Torneio de Pequim. No fim, Davydenko triunfou sobre o quatro colocado da ATP por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7/1).

Nas quadras duras de Xangai, Nadal vai em busca de seu 16.º título em torneios Masters 1000, podendo igualar o número de conquistas do suíço Roger Federer, atual número 1 do mundo. Neste ano, o espanhol já venceu os Masters de Monte Carlo, Roma e Indian Wells. Já Davydenko quer o seu terceiro título deste porte. No histórico dos confrontos diretos, Nadal leva vantagem: 4 a 2.

continua após a publicidade