O espanhol Rafael Nadal avançou com facilidade às semifinais do Torneio de Tóquio, disputado em quadras rápidas e que dá 500 pontos ao campeão no ranking da ATP. Nesta sexta-feira, o líder do ranking da ATP derrotou o russo Dmitry Tursunov, número 432 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, em 1 hora e 12 minutos.

Nadal enfrentou dificuldades apenas no primeiro set, quando teve o seu serviço quebrado uma vez, mas obteve duas para triunfar por 6/4. A segunda parcial foi mais fácil. O tenista espanhol não teve o seu saque ameaçado e obteve três quebras de serviço para vencer por 6/1.

Nas semifinais, Nadal vai enfrentar o sérvio Viktor Troicki. O número 54 do mundo avançou em Tóquio ao derrotar o espanhol Guillermo García-Lopez por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4.

Já o francês Gael Monfils garantiu presença nas semifinais no Japão ao superar o norte-americano Andy Roddick, número 10 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 4/6 e 7/6 (8/6), em 2 horas e 56 minutos. Na partida, Roddick chegou a ter um match-point no tie-break do terceiro set, mas não conseguiu aproveitá-lo.

Número 15 do mundo, Monfils buscará um vaga na decisão do Torneio de Tóquio contra o checo Radek Stepanek. Doente, o finlandês Jarkko Nieminen desistiu de disputar a partida, válida pelas quartas de final, contra o número 37 do mundo.