Nadadora Rebeca é citada por falsidade ideológica

A nadadora Rebeca Gusmão, suspensa provisoriamente das competições por responder a acusação de doping, foi denunciada pelo juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio, por falsidade ideológica. A denúncia contra a atleta, de 23 anos, tem relação com os exames de DNA realizados durante o Pan no Rio.

O Ministério Público esclareceu que a ação penal não tem o objetivo de apurar a existência ou não de doping. Mas, sim, os resultados diversos em exames de DNA feitos em amostras de urina de Rebeca colhidas durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em agosto. As amostras foram obtidas nos dias 12 e 18 de julho, em dois dos quatro exames antidoping feitos por Rebeca durante o Pan, e seriam de pessoas diferentes, segundo os testes de DNA. A médica Renata Castro, que acompanhou a coleta, alega que os frascos foram manipulados.

O caso dos DNAs foi parar na Justiça por denúncia do Comitê Olímpico Brasileiro. O advogado de Rebeca, Breno Tanuri, disse que só vai se manifestar sobre denúncia do Ministério Público quando a nadadora for citada.

Voltar ao topo