São Paulo – Milan e Liverpool decidirão hoje, em Istambul, na Turquia, quem será o campeão europeu da temporada 2004-05. A disputa coloca frente a frente duas equipes de enorme tradição no futebol europeu, mas que atravessam momentos distintos.

continua após a publicidade

O Milan, dono de seis títulos continentais e que chegou a nove finais, tem uma equipe repleta de astros e hoje é indiscutivelmente um dos times mais fortes do mundo. Já o Liverpool, sem tantas estrelas e de campanhas modestas nos últimos anos, traz sua força do passado, especialmente dos quatro títulos continentais ganhos entre 1977 e 1984.

Sem tantos jogadores consagrados, os ingleses vêm surpreendendo na atual edição da Liga e, nas últimas fases, eliminaram da competição os favoritos Juventus e Chelsea. Com um esquema de jogo fechado e bem montado, o Liverpool tem corrido pouco risco, e marcado nas escassas chances que cria.

O técnico da equipe, Rafa Benitez, não nega o favoritismo dos italianos e procurará até tirar proveito disso. ?Vamos procurar os pontos fracos do Milan. Sabemos como o jogo é importante, mas não temos nenhuma ansiedade, só confiança?, disse.

continua após a publicidade

Para aumentar ainda mais esta confiança, Benitez poderá contar com seu time completo, todos os jogadores que estão inscritos pela equipe na competição, incluindo Gerrard e Xabi Alonso. Cissè deve ficar na reserva.

Do lado italiano, a situação não é muito diferente: apenas o volante Ambrosini, machucado, fica de fora. Dessa forma, o técnico Carlo Ancelotti poderá contar com a equipe que escalou como titular na maior parte dos jogos da temporada.

continua após a publicidade

A única dúvida no time dos confirmados Dida, Cafu e Kaká estava no ataque, mas foi desfeita pelo técnico Carlo Ancelotti no breve treino coletivo realizado na tarde de ontem: Crespo será o companheiro de ataque de Shevchenko.

Sobre o favoritismo do Milan, o treinador italiano trata de encher a bola dos rivais e livrar-se um pouco da responsabilidade: ?O Liverpool é um time internacional e faz bem todas as coisas. É um time completo e equilibrado, e não à toa eliminou Chelsea e Juventus?.

Ficha técnica

Milan – Dida; Cafu, Nesta, Stam, Maldini; Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká; Shevchenko e Crespo. Técnico: Carlo Ancelotti. Liverpool – Dudek; Finnan, Hyypia, Carragher e Traoré; Xabi Alonso, Gerrard, Hamann e Riise; Luis García e Milan Barsos. Técnico: Rafa Benitez. Árbitro: Mejuto González (Espanha). Horário: 15h45 (de Brasília). Local: Olímpico de Istambul (Turquia).