São Paulo – Milan e Liverpool decidirão hoje, em Istambul, na Turquia, quem será o campeão europeu da temporada 2004-05. A disputa coloca frente a frente duas equipes de enorme tradição no futebol europeu, mas que atravessam momentos distintos.

O Milan, dono de seis títulos continentais e que chegou a nove finais, tem uma equipe repleta de astros e hoje é indiscutivelmente um dos times mais fortes do mundo. Já o Liverpool, sem tantas estrelas e de campanhas modestas nos últimos anos, traz sua força do passado, especialmente dos quatro títulos continentais ganhos entre 1977 e 1984.

Sem tantos jogadores consagrados, os ingleses vêm surpreendendo na atual edição da Liga e, nas últimas fases, eliminaram da competição os favoritos Juventus e Chelsea. Com um esquema de jogo fechado e bem montado, o Liverpool tem corrido pouco risco, e marcado nas escassas chances que cria.

O técnico da equipe, Rafa Benitez, não nega o favoritismo dos italianos e procurará até tirar proveito disso. ?Vamos procurar os pontos fracos do Milan. Sabemos como o jogo é importante, mas não temos nenhuma ansiedade, só confiança?, disse.

Para aumentar ainda mais esta confiança, Benitez poderá contar com seu time completo, todos os jogadores que estão inscritos pela equipe na competição, incluindo Gerrard e Xabi Alonso. Cissè deve ficar na reserva.

Do lado italiano, a situação não é muito diferente: apenas o volante Ambrosini, machucado, fica de fora. Dessa forma, o técnico Carlo Ancelotti poderá contar com a equipe que escalou como titular na maior parte dos jogos da temporada.

A única dúvida no time dos confirmados Dida, Cafu e Kaká estava no ataque, mas foi desfeita pelo técnico Carlo Ancelotti no breve treino coletivo realizado na tarde de ontem: Crespo será o companheiro de ataque de Shevchenko.

Sobre o favoritismo do Milan, o treinador italiano trata de encher a bola dos rivais e livrar-se um pouco da responsabilidade: ?O Liverpool é um time internacional e faz bem todas as coisas. É um time completo e equilibrado, e não à toa eliminou Chelsea e Juventus?.

Ficha técnica

Milan – Dida; Cafu, Nesta, Stam, Maldini; Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká; Shevchenko e Crespo. Técnico: Carlo Ancelotti. Liverpool – Dudek; Finnan, Hyypia, Carragher e Traoré; Xabi Alonso, Gerrard, Hamann e Riise; Luis García e Milan Barsos. Técnico: Rafa Benitez. Árbitro: Mejuto González (Espanha). Horário: 15h45 (de Brasília). Local: Olímpico de Istambul (Turquia).