Na estreia, Japão surpreende e vence a Espanha

O Japão venceu a Espanha, favorita à medalha de ouro, por 1 a 0, hoje, no torneio olímpico de futebol masculino. Com o resultado, os asiáticos ficam na liderança isolada do Grupo D com três pontos. Marrocos e Honduras, com um ponto cada, estão na segunda posição, enquanto a Espanha ocupa a lanterna da chave.

Na próxima rodada, a Espanha encara Honduras, enquanto o Japão enfrenta Marrocos. As duas partidas acontecerão no domingo.

Atual campeã mundial e bicampeã europeia, a estreia da seleção olímpica da Espanha estava cercada de expectativa.

Com menos de 10min de jogo, os espanhóis já tinham 78% de posse de bola. Mas a troca de passes incessantes não conseguia produzir chances de gol. Faltava profundidade para a Espanha.

O Japão fazia uma marcação muito forte no campo de ataque, dificultando a saída de bola espanhola. E se defendia com muita dedicação, tirando os espaços do adversário. Além disso, saía muito rápido nos contra-ataques.

Mas a Espanha cometia erros infantis. Aos 34min, escanteio cobrado da direita, a zaga espanhola falhou bisonhamente, e Otsu apareceu livre na pequena área para abrir o placar.

O gol desestabilizou ainda mais os comandados de Luis Milla. Dominguez deu de presente o segundo gol para Higashi, que só não marcou porque perdeu o ângulo depois de driblar o goleiro De Gea.

Aos 41min, Nagai foi parado com falta por Iñigo na hora de invadir a área. Cartão vermelho para o beque e mais prejuízo para os espanhóis.

A volta para a etapa final seguiu o que acontecia no primeiro tempo. Domínio territorial da Espanha, mas com o Japão mais incisivo. Na primeira metade da etapa final, o time nipônico teve três grandes chances para sacramentar a vitória. De Gea fez grande defesa em chute de Higashi, enquanto Nagai e Kiyotake desperdiçaram chances cara a cara com o arqueiro espanhol, chutando para fora.

A Espanha foi para o ataque, mas na base do desespero e sem organização. Assim, o resultado não se alterou.

Voltar ao topo