O torneio Marbella Cup, que acontece de 1.º a 12 de fevereiro, na Espanha, funciona como uma feira para empresários e olheiros europeus observarem os jogadores que disputam a competição, a fim de engatilharem futuros negócios. É dessa disputa que o time principal do Atlético participará. Em sua terceira edição, o evento tem entre seus promotores várias empresas que agenciam jogadores, entre elas Sportfive, GB Sports e Sport Service, com escritórios espalhados em toda a Europa e na Ásia. Também é parceira da Marbella Cup a associação de agentes de jogadores da Liga espanhola. Confira no site www.marbellafootballcenter.com.

continua após a publicidade

Trata-se de uma competição que atrai o interesse de vários clubes “vendedores”. Por isso, além da concorrer a uma premiação de 12 mil euros (aproximadamente R$ 32 mil) que é paga ao campeão da Marbella Cup, o Atlético terá a oportunidade de colocar na vitrine seus principais jogadores para futuras negociações com o futebol europeu. A dupla de zaga atleticana, formada por Manoel e Cléberson – destaques do Atlético na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado – tem potencial para ser o principal alvo dos empresários europeus.

A dupla, inclusive, esteve próxima de deixar o Atlético ainda no ano passado. Manoel foi pretendido por clubes de destaque do futebol brasileiro, como Corinthians, Internacional e Fluminense, além do Nápoli, da Itália, mas nenhum deles fez propostas que agradassem a diretoria do Furacão. Especula-se que o valor do passe do defensor atleticano, que tem contrato até dezembro de 2015, gira em torno de R$ 20 milhões.

Com status de grande promessa do futebol brasileiro, o zagueiro Cléberson, com apenas 20 anos, esteve próximo de deixar o Furacão. O destino do defensor atleticano seria o Corinthians. O Grupo Sonda fez uma proposta para tirar o jogador do Furacão e colocá-lo no campeão mundial. Porém, sem ter os valores divulgados, a proposta ficou abaixo do esperado pela diretoria atleticana e o jogador segue, por enquanto, vestindo a camisa rubro-negra. O volante Deivid e o atacante Marcelo, que também se destacaram na Segunda Divisão do ano passado, também deverão ser bem observados pelos olheiros do Velho Continente.

continua após a publicidade

Se conseguir emplacar alguma negociação durante sua estada na Europa, o Atlético terá mais cacife para reforçar o elenco principal para a disputa da Copa do Brasil e da Série A, que até agora recebeu somente o meio-campo Maranhão, que veio do Cruz Azul, do México.