Atual número 1 do mundo, Andy Murray se despediu de forma precoce do Masters 1000 de Madri, nesta quinta-feira. O escocês foi surpreendido pelo croata Borna Coric, um “lucky loser”, em sets diretos, por duplo 6/3. Longe de suas melhores apresentações, o favorito foi batido pelo rival que veio do qualifying em 1h25min no saibro do torneio espanhol.

continua após a publicidade

Dono de dois títulos na capital espanhola, Murray caiu logo em sua segunda partida, na fase de oitavas de final. Foi a segunda vitória de Coric, de apenas 20 anos, sobre o rival britânico. Agora estão empatados no retrospecto no circuito profissional.

continua após a publicidade

O revés levanta dúvidas sobre a fase do número 1 do mundo no saibro. Em seu primeiro torneio sobre o piso, no Masters de Montecarlo, ele venceu apenas um jogo. Na sequência, se saiu melhor em Barcelona, competição de nível menos exigente, mas não passou da semifinal.

continua após a publicidade

Desta vez, em Madri, Murray caiu diante de um “lucky loser”, aquele tenista do qualifying que perde na última rodada, mas consegue a vaga na chave principal após algum abandono. Coric é o atual 59º do ranking e, nas quartas de final, enfrentará o vencedor do duelo entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o austríaco Dominic Thiem.

Nesta quinta, o jovem tenista soube tirar vantagem das falhas e oscilações de Murray. O favorito cometeu 28 erros não forçados, contra 21 do croata. Também registrou desempenho inferior nas bolas vencedoras: apenas 14 contra 21 de Coric.

Melhor em quadra desde o início da partida, o tenista da Croácia quebrou o saque do líder do ranking por três vezes no set inicial. Apesar da confiança em alta, Coric não deslanchou no início da segunda parcial porque Murray esboçou reação. No entanto, o croata logo teve chance de quebrar o saque do escocês novamente e não perdoou no nono game. Na sequência, em seu serviço, sacramentou a vitória no segundo match point.

Mais cedo, outro jovem tenista brilhou no saibro de Madri. O alemão Alexander Zverev surpreendeu ao eliminar o experiente checo Tomas Berdych em sets diretos, com duplo 6/4. Também com 20 anos, Zverev agora vai enfrentar nas quartas de final o vencedor do confronto entre o francês Benoit Paire e o uruguaio Pablo Cuevas.