A temporada 2015 do atletismo brasileiro começa neste sábado, quando três dos principais nomes da modalidade no País competem pela primeira vez. Fabiana Murer, Fábio Gomes e Augusto Dutra, todos do salto com vara, vão participar do Meeting de Rouen (França), realizado em estádio fechado, num aquecimento para uma temporada que promete ser exaustiva.

continua após a publicidade

“Consegui passar tranquilamente, sem lesões, pela fase de treinos pesados e trabalhei muito, além do físico, no aperfeiçoamento técnico de alguns detalhes, como a velocidade da corrida, por exemplo. Estou me sentindo forte fisicamente”, conta Murer, que iniciou a temporada de treinos em novembro.

A saltadora vai participar de outras quatro provas do calendário indoor: os Meetings de Vendée e Nevers (ambos na França), um torneio em Estocolmo (Suécia) e o Grand Prix de Birmingham (Inglaterra), este último daqui a um mês. A meta é buscar o recorde sul-americano, de 4,82m, feito exatamente em Birmingham, em 2010.

“Optei por fazer a temporada indoor justamente para pegar ritmo de competição e dar uma quebra no treinamento antes da temporada ao ar livre, que será bem longa. Depois, volto a treinar e a me preparar para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial de Pequim”, contou.

continua após a publicidade

A temporada 2015 a primeira cisão do salto com vara brasileiro. O ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico de Sergei Bubka e Elena Isinbayeva, deixou de ser consultor da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e está treinando individualmente o campeão mundial juvenil Thiago Braz em Fórnica (Itália). O garoto, que já é top10 do mundo, deixou a equipe de Elson Miranda e trocou a BM&F Bovespa pela Orcampi, de Campinas.

Por conta das mudanças, nas viagens à Europa o grupo não fica mais baseada em Fórnica. Agora, por exemplo, está em Malmo, na Suécia. Thiago Gomes e Augusto Dutra continuam sob o comando de Elson Miranda.

continua após a publicidade