A Paraná Esporte encerra hoje, durante o dia todo, no Canal da Música, em Curitiba, o Seminário Estadual de Esportes, com a participação de representantes de aproximadamente 200 municípios. ?O primeiro passo para o sucesso desse encontro já foi dado, pois os assuntos em pauta foram minuciosamente debatidos pelas nossas equipes de trabalho?, conta o diretor-presidente da autarquia.

Nos preparativos para o seminário, funcionários da sede da Paraná Esporte, das diretorias de Esporte e Lazer e dos catorze Centros Regionais de Esporte e Lazer, estiveram reunidos por três dias em Curitiba. ?Não elaboramos apenas propostas, mas também fomos orientados para o melhor encaminhamento dos processos seguindo a estrutura de funcionamento da autarquia?, explica a assessora Zuleica Koritiak.

Como propostas para aprovação no seminário, o diretor de Esporte, Detlev Surkamp, selecionou cinco principais: 1) alteração no sistema de disputa do vôlei de praia; 2) aumento do grau de dificuldade nas provas de ciclismo; 3) mudança na classificação a partir do quinto colocado nos esportes coletivos, fazendo com que prevaleça o confronto em quadra; 4) validade mínima de dois anos para cada alteração no regulamento; e 5) diminuir o número de finalistas a partir de 2009.

Segundo Detlev, mudanças nos regulamentos das competições oficiais do Paraná (Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários) são solicitadas todos os anos pelos participantes, como forma de aprimorar as disputas ou atrair mais participantes.