Ana Paula.

Rio de Janeiro – As bicampeãs do mundo Adriana Behar e Shelda estrearam com vitória ontem no primeiro dia do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, disputado na Praia de Copacabana. A dupla brasileira derrotou as francesas Kadjo e Arjona por 2 sets a 0, em apenas 32 minutos. A partida até que começou equilibrada, mas as brasileiras melhoraram rapidamente e abriram uma larga vantagem no placar. “Acho que realizamos uma boa estréia. Fomos bem em todos os fundamentos e conseguimos jogar de uma forma em que pressionamos as adversárias”, disse Adriana.

As duas jogadoras forçaram bastante o saque e mostraram maior eficiência no ataque. “Não teremos partida fácil neste torneio. E quem tem vontade de ser campeão não pode ficar escolhendo quem vai enfrentar”, afirmou Shelda, destacando o desejo de conquistar o título, uma vez que a dupla completa oito anos de parceria em 2003.

A dupla brasileira garante que o segredo para tanto sucesso é baseado em um trabalho sério. “Não tem mistério. Nos dedicamos bastante e temos muita vontade de vencer. Sem contar que amamos o que fazemos. O vôlei é a nossa vida”, prosseguiu Shelda.

Hoje, Adriana Behar e Shelda têm dois compromissos pelo mundial. Às 9h, elas enfrentam as compatriotas Jacqueline e Juliana. À tarde, às 15h, elas voltam à quadra para jogar contra as australianas Clarke e Gerlic. No caminho do tricampeonato de Adriana Behar e Shelda estão as compatriotas Ana Paula e Sandra. Ontem, elas derrotaram as cubanas Crespo e Esteves Ribalta por 2 sets a 0. Hoje, as adversárias serão as conterrâneas Ana Richa e Larissa, às 10h, e as norueguesas Hakedal e Torlen, na partida das 16h. Atuais líderes do ranking mundial, Ana Paula e Sandra só precisam passar das oitavas-de-final para garantirem o título do circuito mundial.

Dia de eliminação

Trinta e seis partidas foram disputadas pelas 47 duplas femininas – a da Indonésia não veio para o mundial – que entraram em quadra ontem, no primeiro dia de competição do mundial. Classificam-se para a segunda fase, as duas parcerias mais bem colocadas de cada uma das 12 chaves, e as oito melhores terceiras posicionadas. Assim, quatro equipes já serão eliminadas após a rodada de hoje.

Além de Ana Paula/Sandra e Adriana Behar/Shelda, o Brasil conta ainda com mais cinco representantes: Tatiana e Alexandra estrearam ganhando de Ljungquist/Granström, da Suécia, por 2 a 0. Jacqueline e Juliana perderam para Clarke/Gerlic, da Austrália, por 2 a 1. Ana Richa e Larissa venceram Hakedal/Torlen, da Noruega, por 2 sets a 1. Duas duplas brasileiras disputaram ontem, duas partidas. Ângela e Mônica Rodrigues estrearam perdendo para Novakova/Celvova, da República Tcheca, por 2 a 0, mas se reabilitaram e ganharam o segundo jogo das italianas Bruschini e Sollazzi por 2 a 0.

Renata/Shaylyn se garantem

Renata e Shaylyn venceram as francesas Guenette e Gougeon por 2 a 0 (21/13 e 21/16) e as austríacas Montagnolli e Hansel por 2 a 0 (21/12 e 21/18). Com as duas vitórias, Renata/Shaylyn foi a única dupla brasileira que garantiu vaga na segunda fase da competição. Hoje elas enfrentam as suíças Benoit e Kuhn, que também ganharam os seus dois jogos, a partir das 13h.

“No Grand Slam em Los Angeles vacilamos. Estamos felizes. Sacamos bem e conseguimos manter a concentração. No Rio, por estarmos em casa, junto da família e dos amigos, é fácil nos desconcentrar. Amanhã (hoje), teremos um jogo mais difícil pela frente, mas queremos sair em primeiro no grupo, com três vitórias”, afirmou Renata.

Tatiana e Alexandra, aniversariante de hoje, serão as primeiras brasileiras a entrar em quadra hoje. Às 8h, elas enfrentarão as norte-americanas McPeak e Youngs, e, às 14h, as irmãs búlgaras Yanchulova.

Além de Ana Paula/Sandra, Larissa e Ana Richa também jogarão hoje, contra Crespo/Ribalta, de Cuba, às 16h.

O fato triste deste primeiro dia de competição foi a fratura no tornozelo direito sofrido pela atleta da Grécia, Katerina Nikolaidou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade