A Federação Internacional de Patinação (ISU) anunciou em um comunicado o cancelamento do Mundial de patinação artística, que deveria acontecer entre os dias 21 e 27 de março, devido ao terremoto seguido por um tsunami que atingiu o Japão na última sexta-feira.

“Diante dos fatos e da gravidade da situação no Japão, a ISU, tendo consultado a federação japonesa e as autoridades japonesas, decidiu o Mundial de patinação artística não poderá ser organizado de 21 a 27 de março”, indicou o comunicado.

“A alternativa de um adiamento o de seu cancelamento simplesmente ainda está sendo estudada”, indicou o texto. A medida também se aplica à nova competição por equipes, que deveria ser disputada entre os dias 14 e 17 de abril em Yokohama. O adiamento dos torneios das duas modalidades permanece “sujeito à confirmação das autoridades japonesas”.

Se o governo avaliar que a situação normalizou-se o suficiente a ponto do torneio da ISU ser disputado “com total segurança” na área de Tóquio, segundo o comunicado da federação internacional.