Mulher vence primeira prova seletiva de hipismo

Claudia Itajahy, montando o cavalo holandês Van Gogh, foi a grande vencedora da primeira prova realizada em Curitiba, válida pela seletiva do Pan-Americano de Hipismo. “O Van Gogh é muito rápido, extremamente competitivo, é como a Ferrari.” Além do primeiro lugar de ontem, Claudia também conquistou a quinta colocação, com o cavalo brasileiro Petit Fleur. Outro grande destaque da prova foi César Almeida, que ficou na segunda e terceira colocações com os cavalos Salamandra Chapman Rouge e Salamandra Limerick 53. Hoje acontece a segunda prova seletiva para o pan-americano na capital paranaense.

A primeira prova da seletiva foi disputada pelos critérios da tabela C, onde o que vale é o menor tempo. Os obstáculos armados a 1, 50m de altura exigiram muito dos conjuntos. O medalhista olímpico e tricampeão pan-americano, Vitor Alves Teixeira, ficou na quarta colocação, montando SMPB Curioso Águia. Outro destaque das seletivas e também medalhista olímpico, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, classificou-se na nona colocação. “Nessa prova de hoje, uma falta muda toda a classificação. Amanhã tudo pode mudar”, concluiu Doda.

Fábio Leivas, saltando com dois cavalos – Dumbo de Chapelle e Raket Domar – vencedor de uma das provas da seletiva disputada em Porto Alegre, ficou na oitava colocação. Na primeira passagem com o cavalo Dumbo de Chapelle, Fábio completou o percurso sem cometer falta, finalizando com o tempo de 74s78. “A prova de hoje (ontem), foi bem diferente da prova de Porto Alegre. Aqui foi uma prova bem mais rápida, de velocidade mesmo. Achei que o meu cavalo saltou bem, não fui para o tudo ou nada porque já tinha vencido uma prova em Porto Alegre, mas esperava ficar entre os seis primeiros. Mas a diferença nem foi tão grande e amanhã (hoje) é que será decidido tudo”, declarou Fábio, atual vice-campeão brasileiro. Paulo Stewart, vencedor da outra prova em Porto Alegre, não participou em Curitiba

Além das etapas de Porto Alegre e Curitiba, mais duas vão ocorrer no Rio de Janeiro e São Paulo. Após a realização das quatro etapas, com duas provas em cada, os cavaleiros poderão descartar um dois oito resultados. Os dois primeiros colocados serão classificados.

Hoje, a partir das 13 horas, será disputado o Grande Prêmio CSN Audi Cidade de Curitiba, em dois percursos distintos, que determinará o vencedor da segunda prova em Curitiba. O grande vencedor do 22.º CSN Audi Cidade de Curitiba, ganha um Audi A3 no valor estimado de 50 mil reais e pode ficar mais perto da vaga para representar o País em agosto na República Dominicana.

Voltar ao topo