O Campeonato Paranaense chega à última rodada da primeira fase reservando emoção a quase todos os times. Exceção ao Toledo, que já está garantido na última colocação e no Torneio da Morte, as outras onze equipes ainda brigam por algum objetivo. Até mesmo Coritiba e Maringá, que já estão classificados, ainda lutam pela liderança, ou na pior das hipóteses, pela vantagem nas quartas de final. Desta forma, nenhuma partida no domingo será apenas para cumprir tabela.

continua após a publicidade

A classificação está tão embolada, que a maioria dos clubes podem tanto chegar à ponta da tabela, quanto terminarem no Torneio da Morte. Para a liderança, a matemática do campeonato é mais complexa, uma vez que, tirando o Coxa, que depende apenas das próprias forças, os demais têm que fazer o dever de casa e ainda torcer por combinações de resultados. Mesmo assim, até o Rio Branco, que atualmente é o sétimo colocado, pode chegar à liderança. No entanto, para apenas terminarem no G-8, dos nove times que ainda sonham com uma das seis vagas restantes, sete dependem apenas de si para chegar lá.

No caso de Atlético, Paraná, J. Malucelli, Prudentópolis e Rio Branco, a situação fica ainda um pouco mais fácil, uma vez que um empate serve para que os cinco terminem domingo já projetando o caminho em busca do título estadual. Londrina e Cianorte precisam apenas ganhar de Coritiba e Prudentópolis, respectivamente. Já Operário e Arapongas terão que ganhar e depender dos adversários para escapar da briga contra a degola.

Entre os que ainda não carimbaram suas vagas, Furacão, Tricolor e Jotinha, seguem em uma situação mais confortável, pelo fato de terem saldo de gols positivo e o Prudentópolis e o Leão da Estradinha terem saldo negativos. Porém, se alguém do trio da capital sofrer uma goleada histórica, pode terminar no Torneio da Morte, mesmo que as equipes do interior e do litoral também percam. Um exemplo mais radical é o Rubro-negro, que se perder o clássico por dez gols de diferença pode ser ultrapassado em caso de derrota do Prude para o Leão do Vale por um gol. O mesmo vale para o Paraná e para o Jota, desde que percam por oito e seis gols, respectivamente.

continua após a publicidade

Ou seja, apenas um desastre tiraria um dos três clubes da próxima fase, mas em meio a um equilíbrio total na competição, o Paranaense de 2014 vem mostrando que nada é impossível. Até o Arapongas, que precisaria golear o Toledo e torcer por derrotas de Tubarão, Leão do Vale e Fantasma, não deve deixar de acreditar.